Uma viagem pela história da educação
.
De clássicos pensadores, como Confúcio e Sócrates, a mestres contemporâneos, como Darcy Ribeiro e Paulo Freire, obra apresenta um painel destacando as mais importantes teorias da educação 

Os professores, ao cumprirem a sua função, carregam consigo toda a trajetória de seus antecessores. Dessa forma, torna-se importante que esses profissionais tenham consciência do percurso que levou a educação aos patamares atuais. Conhecendo a sua história, o professor pode, a partir do passado, refletir sobre o presente e, assim, aprimorar o exercício de sua atividade. Foi a partir dessa reflexão que os autores Claudino Piletti e Nelson Piletti escreveram História da Educação: de Confúcio a Paulo Freire, agora lançado pela Editora Contexto.
.
Especialistas na área, os autores examinam neste livro as ideias e contribuições de importantes personagens da história da educação. Por meio de uma abordagem cronológica e panorâmica, apresentam as ideias de pensadores representativos (do Oriente e do Ocidente, da história antiga, moderna e contemporânea), relacionadas a situações educacionais concretas, contemplando de Confúcio a Paulo Freire, passando por Sócrates, Santo Agostinho, Rousseau e Montessori, além de outros 17 educadores.
.
“Ao entrar numa sala de aula em qualquer lugar do mundo, seja no centro de uma grande metrópole ou nos confins da Terra, para exercer a sua função docente, mediante a sempre promissora interação educador-educando, o professor estará carregando consigo a história humana. E quanto mais desenvolvida a sua consciência histórica, maior será a probabilidade de ser bem-sucedido em sua difícil, mas importante, empreitada”, dizem os autores na introdução do livro.  
Nelson Piletti graduou-se em Filosofia, Pedagogia e Jornalismo. É mestre, doutor e livre-docente em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Autor de vários livros nas áreas de História e Educação, é coautor de Dom Helder Camara: o profeta da paz e de Psicologia da aprendizagem, ambos publicados pela Editora Contexto.
 .
Claudino Piletti graduou-se em Filosofia e Pedagogia. É doutor em Educação (USP), professor de História e Filosofia da Educação da Faculdade Paulista de Educação e Comunicação (Fapec) e professor aposentado da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP). É autor de vários livros nas áreas de Educação e História.


Serviço
Livro: História da Educação: de Confúcio a Paulo Freire
Autores: Claudino Piletti e Nelson Piletti
Editora: Contexto
272 páginas
Preço: R$ 39,90

Fonte: assessoria de imprensa

Siga-me por Email