Livro que une a arte do futebol e a Física será lançado no Museu do Futebol




No dia 1 de março, o Museu do Futebol abre as portas para a Física, uma ciência capaz de explicar a potência de um chute e a trajetória de uma bola até o gol. O lançamento do livro “Física do futebol”, escrito por Emico Okuno e Marcos Duarte, está marcado para as 18h, com bate-papo e sessão de autógrafos. “Mesmo quem foi mau aluno de Física, como eu, pode gostar e aprender com esse livro”, garante Tostão no texto de apresentação da obra.


Voltado a estudantes do Ensino Médio, o livro tem o mérito de trazer a Física para o cotidiano, estimulando a descoberta científica – característica que agradou ao físico Marcelo Gleiser, que também assina um texto de apresentação. “Eu sempre costumo dizer que, para se ensinar Física ou ciências em geral, o ideal é começar fora da sala de aula, mostrando aos alunos que Física trata do mundo em que vivem e não de fórmulas obscuras escritas no quadro-negro pelo professor”, comenta ele.


Ao longo dos quatro capítulos – Movimento, Força, Energia e Fluidos – as biografias de grandes cientistas e jogadores enriquecem a leitura: pode-se encontrar Galileo Galilei ao lado de Charles Miller, Pelé “dividindo a bola” com Isaac Newton e o Galinho do Quintino, Zico, “trocando passes” com James Prescott Joule. Com explicações detalhadas em gráficos, exemplos práticos e exercícios resolvidos, o livro complementa os estudos de sala de aula e ainda dá dicas sobre como chutar uma bola com efeito, comprovando que o futebol é uma arte repleta de ciência.



Sobre os autores – Emico Okuno é doutora em Física pela Universidade de São Paulo (USP). Cursou pós-doutorado na Universidade de Parma (Itália). Foi professora do Instituto de Física da USP de 1960 a 2006. É autora de Física para as Ciências Biológicas; Radiação: efeitos, riscos e benefícios; Desvendando a Física do corpo humano: biomecânica; Radiação ultravioleta: características e efeitos; e Física das radiações. Marcos Duarteé doutor em Física pela Universidade de São Paulo (USP). Cursou pós-doutorado na Universidade da Pennsylvania (USA). É pesquisador e professor no programa de Engenharia Biomédica na Universidade Federal do ABC.
 
Fonte: assessoria de imprensa

Siga-me por Email