Ave viola, cordel da viola caipira 


O lançamento oficial do livro acontecerá no dia 26 de maio, às 18h30, no estande da PAULUS na Bienal do Livro de Minas, na Rua E11 do Expominas, que fica na Avenida Amazonas, 6030 – Gameleira – Belo Horizonte/MG

Além de jornalista e escritor, o mineiro Jorge Fernando dos Santos é também compositor e violeiro. A admiração por este instrumento, aliada ao profundo conhecimento sobre o tema, rendeu alguns trabalhos. Um deles acaba de chegar às livrarias e promete encantar leitores de todo o Brasil: Ave viola, cordel da viola caipira, lançamento da PAULUS.

“Fui apresentado ao universo da viola caipira pelo meu parceiro Chico Lobo, com quem produzi um disco. Fiz parcerias também com o violeiro Rodrigo Delage, por isso o livro é dedicado a esses dois grandes músicos que muito admiro. Em 2008, fui redator e pesquisador do programa ‘Nos Braços da Viola’, da Rede Brasil. Comecei a escrever esse cordel como texto de abertura de alguns programas da série. No entanto, foram usadas apenas três estrofes. Mas eu vi que dava pra escrever várias, contando a história da viola e homenageando os artistas dessa vertente musical que tem a ver com nossas raízes culturais. Foi assim que nasceu esta obra”, relata o autor. 

Os versos abordam, entre vários aspectos, a introdução da viola no nosso país pelos padres jesuítas, que, percebendo a musicalidade dos índios, tocavam-na com a intenção de atraí-los para a catequese. De acordo com Jorge F. dos Santos, a viola se popularizou muito antes do violão e acredita-se até que a esquadra de Cabral já tinha violeiros. 

“A viola vem de longe,
Lá dos tempos de Cabral.
Era instrumento de monge
Nos templos de Portugal.
Quem a escuta responde
Com sentimento abissal.”

A obra ressalta que a viola é um instrumento fundamental na cultura brasileira, e felizmente ainda é tocado por excelentes músicos em quase todo o Brasil. Por outro lado, enfatiza que é preciso as novas gerações terem acesso a esse universo musical tão rico, mas que muitas vezes é preterido por ritmos oriundos de outras culturas e divulgados pela mídia em detrimento dos valores nacionais.

“Tem muita gente descobrindo a viola em várias partes do país. Também já vi plateias jovens empolgadas durante shows de violeiros em muitas ocasiões, inclusive em escolas. Sem nenhuma pretensão, espero que o livro contribua para que mais crianças e jovens queiram conhecer nossa música de raiz e esse instrumento mágico”, conclui o autor.

Além dos fascinantes versos em cordel, o leitor encontrará belas ilustrações e, ao final, um texto explicativo sobre a importância do instrumento na cultura brasileira, podendo ser utilizado como incentivo para os mais novos aprofundarem seus conhecimentos a respeito do assunto. 

Ave viola, cordel da viola caipira pertence à coleção Mistura Brasileira, que reúne outros 12 títulos, todos com o intuito de resgatar e difundir as riquezas da nossa cultura.

Jorge Fernando dos Santos nasceu e sempre morou em Belo Horizonte. Escritor, compositor e jornalista, ele tem mais de 40 livros publicados, entre eles Palmeira Seca (Prêmio Guimarães Rosa de romance e tese de mestrado na Itália) e O Rei da Rua, ambos adaptados para minisséries de TV. Lançou pela PAULUS as novelas No Clarão das Águas, A Medalha Cigana e Alice no País da Natureza, o livro infantil As Cores no Mundo de Lúcia e o ABC da MPB, livro-disco ganhador do selo “Altamente Recomendável” da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Teve 10 peças teatrais encenadas e mais de 60 músicas gravadas, a maioria em parceria com outros compositores. Escreveu um “Você Decide” para a Rede Globo e foi pesquisador e redator do programa Nos Braços da Viola, pela Rede Brasil.

Denise Nascimento é designer, graduada em 1992 pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Atua também como ilustradora desde 1998. Ilustrou vários livros de literatura infantojuvenil, entre os quais A Pedra com o Menino, obra de Ronaldo Simões Coelho, que integra o catálogo Patrimônio e Leitura, 2007, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e também o catálogo da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), para a Feira do Livro de Bolonha, 2007. Recebeu ainda o selo “Altamente Recomendável” por essa mesma instituição. Seu trabalho foi exposto na Bienal de Ilustrações de Bratislava 2007, na Eslováquia.
  

Serviço

Título: Ave viola, cordel da viola caipira 
Autor: Jorge Fernando dos Santos
Ilustrações:  Denise Nascimento
Coleção: Mistura Brasileira
Acabamento: Grampeado
Formato: 21 cm x 27 cm
Páginas: 32
Preço: R$ 23,00
Áreas de interesse: Língua Portuguesa, história, geografia, música, educação artística

Fonte: assessoria de imprensa institucional


Siga-me por Email