Série Cara e Coroa: Um Tema, Duas Histórias em um Único Livro

No 3º Volume: William Shakespeare e Dionísio Jacob mostram as diferenças e disputas entre os sexos

Na trama central podemos acompanhar histórias que relatam a eterna guerra entre homens e mulheres. No clássico a comédia e na história contemporânea um romance acontece em um mundo supérfluo.

Mesmo em pleno século XI, ainda vemos disputas acirradas entre homens e mulheres. Seja no campo profissional ou na vida pessoal. Não importa a idade e classe social. O que vale é vencer a guerra dos sexos. E está é a proposta do 3º volume da “Série Cara e Coroa”, da Editora Mundo Mirim, com “A Megera Domada”, de William Shakespeare, e Juvenília, de Dionísio Jacob.

Os autores, de diferentes épocas, relatam em suas histórias as diferenças entre os sexos, cada qual com sua visão sobre o tema central, ao qual homem e mulher se vêem como “inimigos” ou “amigos” de diferentes perfis. Se ainda vivemos na era do machismo e ou do feminismo, o leitor que decidirá em qual das partes se enquadra. Pois tudo depende do ponto de vista e da maneira como são conduzidas as regras do jogo da vida.

Na primeira história, “A Megera Domada”, adaptada de Shakespeare, o leitor irá se divertir com as confusões e quiprocós de Catarina, uma mulher de gênio forte, com fama de megera, ao qual nenhum homem gostaria de se casar. No entanto, o clássico consegue, com sucesso, expressar o paradoxo que é a personalidade da mulher e, que no fundo, o que mais importa é o amor, capaz de transformar e renovar vidas, mesmo de pessoas mais difíceis.

Na segunda história, “Juvenília”, de Jacob, os protagonistas Vera e Lucas são dois adolescentes que possuem muitas diferenças entre si. Ela super popular e requisitada pelos amigos da escola, enquanto ele uma pessoa mais reservada andava com poucos amigos. No entanto, em um determinado momento da trama a vida dos dois se cruza e inicia um novo enredo, que vai surpreender o leitor.

Resumo: Que os opostos se atraem, muitos já sabem. Mas, na 3ª obra da série "Cara e Coroa", a eterna "guerra dos sexos" é apresentada em duas histórias que nos fazem refletir sobre os dramas, as angústias e as personalidades conflitantes das relações amorosas presente nas narrativas dos diferentes personagens. Um encontro do clássico com o contemporâneo que vai fazer você rir e se emocionar. Um livro "dois em um" com rico material literário e entretenimento.

Ficha Técnica:
Título: A Megera Domada / Juvenília
Autor: William Shakespeare / Dionísio Jacob
Editora: Mundo Mirim
ISBN: 978-85-617-3097-0
Formato: 14x21cm
Edição:
Número de Páginas: 132
Lançamento: Ano 2012
Indicação: Leitor fluente – a partir de 11 anos
Valor Sugerido: R$ 29,90

Sobre a autor: Dionísio Jacob  é paulistano, nascido em 1951. Possui uma formação diversificada que inclui, além da literatura, artes visuais e teatro. Junto com todas essas atividades, desenvolveu ao longo da vida o ato de contar histórias. Gosta de escrever para todas as idades: crianças, jovens e adultos. Além dos diversos livros que publicou, o escritor também já contou histórias na televisão em programas como “Rá-Tim-Bum”, “Castelo Rá-Tim-Bum” e “Cocoricó”.

Sobre o autor William Shakespeare: Um dos dramaturgos mais importantes de todos os tempos, William Shakespeare (1564-1616) nasceu na cidade inglesa de Stratford. Aos 12 anos, começou a trabalhar para ajudar a família, mas sem nunca deixar a literatura de lado. Sua obra está associada ao chamado teatro elisabetano – reinado da Rainha Elisabeth I (ou Isabel) da Inglaterra (1533-1603) -, época em que escreveu tragédias, dramas e comédias lidas e encenadas até os dias de hoje. Retratou os mais diversos temas universais da condição humana – amor, ódio, fidelidade e política – em cerca de 40 peças, como a divertida A Megera Domada, adaptada por Dionísio Jacob para este livro.

Sobre a Série Cara e Coroa: as grandes obras da literatura universal é uma das prioridades do ensino moderno. Nosso desafio é, de maneira acessível e sedutora, colocar o jovem leitor brasileiro em contato com enredos e personagens de autores clássicos que marcaram o seu tempo e a sociedade. Além disso, acreditamos que certos assuntos, urgentes em sua época, ainda trazem questionamentos contemporâneos. Para corresponder a isso, a série “Cara e Coroa” oferece as duas faces de uma preciosa moeda literária. O leitor terá a adaptação do texto prestigiado, clássico (a coroa) junto a uma narrativa original do autor da adaptação (a cara), sobre o mesmo tema e com linguagem ágil, apresentando referências cotidianas e elementos modernos. Conhecimento é poder. Compreensão é sabedoria. A série “Cara e Coroa” ajuda o leitor a reconhecer valores e intenções da época. O paralelo com uma história de hoje, com tema semelhante, permite relativizar as opções das personagens, abrindo um amplo painel de discussão e análise de enredos, temas, estilos e pessoas que fizeram e ainda fazem parte de narrativas que nos emocionam e seduzem. Conheça os outros volumes da série: Volume I - “O Guinéu da Órfã”, de Charles Dickens; e “A Gente Muda por Amor”, de Marcia Kupstas; Volume II – “Os Sofrimentos do Jovem Werther”, de Goethe; e “A História de Alex”, Regina Drummond; Volume III - “A Megera Domada”, de William Shakespeare, e “Juvenília”, de Dionísio Jacob.

Sobre a Editora Mundo Mirim: é focada para o público infantil e juvenil, assim como também para professores e educadores em geral. As publicações para crianças e adolescentes são elaboradas para proporcionar prazer em ler, estimular a imaginação e a criatividade, além de ampliar o conhecimento e a cultura desde a primeira infância. Respeitando a importância de todas as fases do aprendizado, especialmente em períodos de questionamentos sobre o mundo e as pessoas que cercam os pequenos, todos os livros da Editora Mundo Mirim oferecem abordagens didático-pedagógicas que podem auxiliar e serem base para estudos dentro da sala de aula. Ainda, há uma linha especifica voltada para o público adulto, composto por educadores e pais, que oferecem reflexão para temas fundamentais da pedagogia contemporânea, assim como para auxiliar no dia a dia da escola, com ferramentas práticas e sugestões de atividades. Com a missão de formar novos leitores, conscientes pela necessidade de uma sociedade justa e solidária, os títulos seguem parâmetros da educação e da arte como ferramentas de aprendizado contínuo para o estimulo à leitura, ao lúdico e ao espírito crítico por meio de mensagens otimistas em todos os momentos da vida.

Mídias Sociais
Facebook: EditoraMundoMirim
Twitter: @mundomirim
YouTube: Canal da Editora Mundo Mirim
Assessoria de Imprensa: JCG Comunicação

Siga-me por Email