Livro de contos discute, com delicadeza, temas polêmicos, entre eles, a morte e os desencontros amorosos


Premiado, escritor paraibano lança em novo livro o desafio de discorrer sobre assuntos complexos sem perder a leveza e o senso de humor

Vinte e dois contos de temática plural recheiam as páginas de Procissão Profana, obra que chega às livrarias em abril, pela Biblioteca 24 Horas, Seven System International Ltda. O evento de lançamento, marcado por tarde de autógrafos, acontece no próximo dia 26, na Livraria da Vila da Fradique Coutinho.

O livro é resultado de quinze anos de dedicação do autor, o escritor e jornalista, José Carlos de Sindolfo Silva. Premiado em vários concursos nacionais de contos e poesias, o escritor teve um de seus contos, Quadros Móveis de Uma Via Sacra Fixa, presente na obra, escolhido pela Funarte -Brasília para se tornar curta metragem.

Nana em Dia de Morrer - que também faz parte desta seleção, e que coloca a morte em debate ao tratar dos últimos dias de vida de uma sábia senhora - conquistou o primeiro lugar no Concurso Nacional de Contos, promovido pelo Gabinete Paraibano de Cultura.

Procissão Profana, quarto livro do autor, sob a influência de uma oficina literária presenciada na Oficina Cultural Três Rios, apresenta vinte e dois contos que discutem a temática religiosa por meio de diversos temas, entre eles, ingratidão, ganância, loucura, dependência química, as dificuldades em aceitar e lidar com a questão da morte, encontros e desencontros amorosos e muitos outros debatidos com leveza e ritmo: “nesta obra, caminho lado a lado com os desvalidos, idênticos e autênticos em busca do inesperado. A poesia é um jeito de viver inventando orações próprias” – comenta José Carlos.

Um dos contos prediletos do autor, Palavra Transfigurada é exemplo de sua escrita envolvente. Marcado por passagens de rara poesia, o conto narra a história de Deo, um rapaz mudo que recebe cuidados especiais do irmão.

Procissão Profana destaca o universo humano, o autor fala sobre gente, sobre os conflitos que rodeiam esse universo. O livro marca o encontro natural, embora tão repreendido, entre o sagrado e o profano, sem moralismos ou lições, apenas com graça e leveza.

Tome nota:
Lançamento do livro Procissão Profana com Sessão de Autógrafos
Quando: 26.04.2014
Onde: Livraria da Vila – Rua Fradique Coutinho, 915
Horário: 15 horas

Sobre o autor
José Carlos de Sindolfo Silva é jornalista, formado pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Nasceu no agreste da Paraíba, na cidade de Riachão de Bacamarte. Tem três livros de poesias publicados. Alguns dos seus trabalhos foram premiados em vários concursos nacionais de poesias e contos. Um dos seus contos foi escolhido pela Funarte/Brasília para se tornar curta metragem. Obteve o primeiro lugar no Concurso Nacional de Contos promovido pelo Gabinete Paraibano de Cultura. Também foi premiado com a primeira colocação no Concurso Nacional de Contos ASES. Seu livro de poesias “A quinta-essência das impressões” recebeu menção honrosa no Concurso Menotti Del Picchia. 

Fonte: Assessoria de imprensa

Siga-me por Email