“Você consegue aprender o que quiser”

Estratégias e dicas de aprendizado que podem ser aplicadas a qualquer área ensinam a alcançar o objetivo com sucesso

Para alguns, é um novo idioma. Para outros, tocar um instrumento. Para outros mais, dominar as ferramentas da computação. Ou decifrar os segredos da Matemática, ou ainda nadar, dirigir um carro, andar de bicicleta. A lista de “coisas que eu gostaria de aprender e não consigo” varia de pessoa a pessoa, mas tem pelo menos um ponto em comum: alcança todo mundo. “Se você prestar atenção ao mundo à sua volta, vai ver que numa mesma sala de aula há pessoas que aprendem mais e pessoas que aprendem menos. E há aqueles que aprendem muito pouco”, comenta Carlos Gontow, autor do livro “Você consegue aprender o que quiser”, lançado pela Disal Editora. A questão é: por que isto acontece? “Porque algumas pessoas agem e tentam aprender”, responde o autor.


Para Gontow, o exemplo da sala de aula demonstra que é possível aprender – uma vez que alguns estudantes aprendem – e que o sucesso do aprendizado está nas mãos de cada um. “O professor está lá para ajudar, para mostrar o caminho ou os caminhos, mas quem tem que seguir a estrada é você. Você precisa tomar as rédeas do seu aprendizado”, afirma.

A dificuldade em mostrar aos outros que não sabemos algo é visto como um sinal de fraqueza e demonstração de vulnerabilidade – e este é um dos principais obstáculos ao aprendizado, segundo o autor. Quando aceitamos que é normal errar, esquecer, nos confundir quando começamos a aprender algo novo, o progresso vem, passo a passo. “Com esforço, dedicação e prática conseguimos aprender qualquer coisa mesmo. Cada um tem a sua maneira de aprender e isso é uma combinação de vários fatores. Quem consegue mudar velhos hábitos, vai aprender muito mais e melhor – não importa o que quiser aprender”.

O livro traz estratégias e dicas de aprendizado desenvolvidas pelo autor nas salas de aula, como professor, ou que chegaram às suas mãos por meio de amigos e leituras. São 179 capítulos escritos em linguagem dinâmica e acessível, ilustrados com casos reais vivenciados por celebridades e pessoas comuns, que podem ser lidos em sequência ou alternadamente, como o leitor preferir. “Aprender é igual para todo mundo”, afirma Gontow. “É um processo de tentativa e erro, que às vezes dá medo e leva à vontade de desistir. Mas se a pessoa não tentar e insistir, nunca vai aprender nada. É possível aprender tudo, só depende de querer”.

Sobre o autor
Carlos Gontow é gaúcho de Porto Alegre, onde nasceu em 1960, mas vive em São Paulo desde os 14 anos. Engenheiro civil graduado e pós-graduado pela Universidade de São Paulo, formou-se no Teatro Escola Macunaíma, obtendo registro profissional de ator. Começou a dar aulas de inglês em 1987, apaixonando-se pela profissão. Formou-se, então, professor pela Universidade Mackenzie. Atualmente, dá cursos de treinamento para professores, escreve livros e dá aulas para crianças, adolescentes e adultos.

Título: Você consegue aprender o que quiser
Autor: Carlos Gontow
Disal Editora - www.disaleditora.com.br
184 páginas. - Preço: R$29,00

Fonte: Ecco Press Comunicação

Leia Mais ►

Continue lendo...

**** Dica legal para homens e mulheres entenderem mais sobre o esporte do ano

Disal Editora lança glossário bilíngue de termos de futebol

Descrição: Descrição: C:\Users\User\AppData\Local\Microsoft\Windows\Temporary Internet Files\Content.Outlook\W9SS8I64\ New_Capa_Glossário de termos de futebol_divulga.jpg

O Brasil está em campo e o placar mostra um resultado preocupante, quando o árbitro apita o lance que pode encerrar a partida. O jogador brasileiro vai bater o pênalti e você começa a rezar, quando ouve um gringo gritando coisas incompreensíveis, mas semelhantes ao que, no Brasil, chamamos de secar, azarar o adversário. Sim, ele está putting a jinx o time da casa. Sorte sua ele ser um pé-frio daqueles, um verdadeiro jinx, e o nosso atleta ter um passe preciso, milimétrico, um pinpoint pass.

Quem gosta de futebol e não quer perder nenhum comentário, de dentro ou fora do gramado, já pode contar com um Glossário de Termos de Futebol,português- inglês e inglês-português de Eduardo Araújo,com prefácio de Juca Kfouri, lançado pela Disal Editora. Fruto do que seu autor descreve como “amor pelo futebol e paixão pela língua inglesa”, o livro traz frases e expressões futebolísticas colhidas e catalogadas desde 1993, e ampliadas durante a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Nesta época, uma lista inicial destas expressões foi publicada no blog dedicado ao aprendizado de inglês, mantido por Eduardo Araújo. “A reação foi imediata e muito positiva, em forma de apoio, comentários e perguntas, confirmando a relevância de se produzir um glossário bilíngue amplo e específico de expressões idiomáticas e convencionais relacionadas ao esporte”, comenta Araújo.

Muito além de um simples glossário de termos específicos, o livro contém curiosidades sobre o futebol, desde as origens do esporte e por que os torcedores americanos, canadenses e sul-africanos insistem em chamá-lo de soccer, enquanto os britânicos preferem dizer football, de onde veio o nosso futebol. A primeira parte apresenta os elementos estáticos do jogo, como equipamentos, o estádio, partes do campo, nomes das posições, regras e infrações, entre outros. As situações que ocorrem durante o jogo estão compiladas no capítulo “Falando sobre o jogo” e há, ainda, um capítulo inteiro dedicado aos termos de futebol usados especificamente em português e especificamente em inglês.


Ficha técnica: 
Título: Glossário de termos de futebol- port.-inglês e ing.-português
Autor: Eduardo Araújo.
Prefácio: Juca Kfouri
424 páginas.
Preço: R$75,00
Editora: Disal Editora / www.disaleditora.com.br


Sobre a Disal Editora - Fundada em 2003 por Francisco Canato, Renato Guazzelli e José Bantim Duarte, profissionais com longa experiência na área editorial, a Disal Editora já superou a marca de 290 títulos publicados. A Editora é hoje uma ativa participante do mercado editorial.

A preocupação com a qualidade dos seus produtos, tanto no que se refere ao conteúdo, como ao aspecto físico, tem sido o princípio básico que orienta as atividades da Disal Editora, cuja linha editorial se concentra nos livros de idiomas e de interesse geral.

A partir de 2008 a Disal Editora ampliou a sua linha editorial passando a publicar em coedição com a Editora Helbling, paradidáticos (readers) de Inglês.
Os planos para o futuro apontam para uma ampliação cada vez maior da linha editorial, sempre comprometida com a qualidade.
Para saber mais sobre a Disal Editora e consultar o seu catálogo, acesse: http://www.disaleditora.com.br


Fonte e texto: Ecco Press Comunicação


Leia Mais ►

Continue lendo...