Os animais e sua participação na história

Se você gosta de pets, certamente vai adorar a leitura desta obra: Os Animais Celebres”, de Michel Pastoureau, lançamento exclusivo da Martins Fontes – Selo Martins, que retrata a importância deles no dia a dia das pessoas e na cultura mundial, assim como sua influência direta na produção de produtos – com fins diversos para humanos ou não. O autor aborda múltiplos assuntos, que inclui estudos sobre animais reais da história mundial como, por exemplo, os elefantes de guerra de Aníbal (Primeira Guerra Púnica – Roma, Século III a.C.) e a Besta de Gévaudan (animal que aterrorizou a região francesa no final do século XVIII). Também, menciona outros tirados da Bíblia – a Arca de Noé e a Baleia de Jonas –, da mitologia – o Minotauro e o Cavalo de Tróia –, da literatura (Renart/Raposa), de animações como Mickey e Pato Donald entre outros que vão de objetos (ursinho de pelúcia) aos dos sonhos (monstro do Lago Ness). Abaixo segue release editorial:


Os animais célebres



Desprezado anos a fio pelos historiadores e relegado às coletâneas de curiosidades e à história “menor”, o animal é hoje um verdadeiro objeto de estudo, situado no cerne da pesquisa e na intersecção de várias disciplinas.
Ao considerar quarenta animais célebres (pelos mais variados atributos), Michel Pastoureau destaca tudo o que o estudo das relações entre o homem e o animal pode trazer para a história social, econômica, religiosa, cultural e simbólica. Cada capítulo é dedicado a um animal e composto de duas partes: a exposição dos fatos e tradições que lhe concernem e um comentário histórico que procura situar o respectivo contexto e objetivos. Entre os animais estudados, alguns existiram de fato (o elefante de Aníbal, a Besta de Gévaudan), outros foram tirados da Bíblia (a Arca de Noé, a baleia de Jonas), ou da mitologia (o Minotauro, o cavalo de Tróia), outros, da literatura (Renart) e de imagens (Mickey, Pato Donald), outros, enfim do mundo dos emblemas (o leopardo inglês), dos objetos (o ursinho de pelúcia) e dos sonhos (o monstro do Lago Ness).

Sobre o autor: Michel Pastoureau é historiador,  arquivista, paleógrafo e diretor de estudos na Ecole Pratique des Hautes Estudes (Sorbonne iv) em Paris, onde leciona, desde 1983, a história do simbolismo ocidental. Publicou mais de trinta livros a respeito da história das cores, dos animais e dos símbolos.

Ficha Técnica:
Obra: Os animais célebres
Autor:  Michel Pastoureau
Editora: Martins Fontes - Selo Martins
Coleção: O Homem e a História / Páginas: 312
Ano de Publicação:  2015 / Edição:
Valor: no preloprevisão para Bienal Internacional do Livro - RJ

Fonte: JCG Comunicação 

Siga-me por Email