Primaveral Editorial





Devolução de Crianças Adotadas

O livro originou-se a partir da escuta clínica dos adotantes, que revelou, entre outros importantes aspectos, que as expectativas extremadas, a relação com as origens da criança e até mesmo a vivência com a infertilidade mobilizam intensas angústias e fantasias que terão  encaminhamentos psíquicos peculiares. Esse estudo traz reflexões práticas para o cotidiano daqueles que atuam nesse campo, destacando que o encontro entre pais e filhos adotados tem como premissa a busca pela superação de conflitos – inevitáveis nas relações parentais de forma geral – e não apenas naquelas que envolvem adoção.








Maria Luiza de Assis Moura Ghirardi, psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae – SP; mestre pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo; atua como supervisora e facilitadora de grupos de estudo sobre adoção e coordena workshops para psicólogos e assistentes sociais. Exerce atividade clínica e docente. Possui vários artigos publicados sobre o tema da adoção em livros e revistas científicas.


O lançamento com sessão de autógrafos acontecerá no dia 29 de setembro, na Livraria da Vila Lorena (Alameda Lorena, 1731 - Jardim Paulista - São Paulo/SP), com início às 18h30.



Siga-me por Email