61ª Feira do Livro de Porto Alegre

O terror, o suspense e a fantasia estão de volta



Neste ano, a residência literária com a participação de autores brasileiros e estrangeiros será no majestoso Theatro São Pedro, com suas longas e pesadas cortinas, escadas misteriosas e lustres dignos de um castelo.

Tu, Frankenstein, 4 – um dos eventos mais aguardados e misteriosos da Feira do Livro – está de volta para desafiar os autores que não tem medo de assombração.

Antes do desafio da escrita criativa, que neste ano será no Theatro São Pedro, os escritores participarão de cinco encontros, nos dias 6 e 7 de novembro, no auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, para debater o medo na literatura.

A escolha do local da noite sinistra não poderia ser melhor. Inaugurado no final do século 19, o Theatro São Pedro é ideal para a construção desse tipo de narrativa que mexe com os lugares escuros da alma. O prédio histórico de Porto Alegre tem pé direito alto, longas e pesadas cortinas, escadas misteriosas e lustres dignos de um grande castelo. É ali que escritores brasileiros e estrangeiros irão exorcizar seus fantasmas criando histórias horripilantes no papel.

Assim como nos anos anteriores, eles vão passar a noite confinados – será de sábado (7/11) para domingo. Cabe a eles imaginar fantasmas, monstros ou situações apavorantes para extrair contos fantásticos. O resultado será publicado num livro a ser lançado na próxima Feira. Neste ano, será autografada a coletânea produzida em 2014.

Esta quarta edição da atividade ainda contará com a presença de ilustradores e caricaturistas, além da criação de um documentário e um curta de ficção.

Origem da históriaA atividade desta noite leva o nome de "Tu, Frankenstein 4", mas é a terceira vez que ocorre. A sessão inédita, em Porto Alegre, foi durante a 59ª Feira do Livro e se chamou "Tu, Frankenstein 2" por respeitar a origem. Os organizadores levaram em conta que a primeira, ou seja, a que serviu de inspiração para o evento, foi aquela em que Mary Shelley criou Frankenstein numa madrugada de 1816 na Suíça. Ela estava reunida com outros autores numa noite chuvosa e assustadora, quando foi lançado um desafio para a criação de textos.

Agende-se!

Tu Frankenstein 4: Suspense, terror e fantasia

- Quando o medo é o tema, os Frankensteins se reúnem para debater literatura.
6 de novembro, 17h30 e 18h30: Auditório Barbosa Lessa (CCCEV).
7 de novembro, 15h, 16h30 e 18h30: Auditório Barbosa Lessa (CCCEV).

Escrita criativa
- Residência literária com o norueguês Gard Sveen, a finlandesa Leena Letholainen, o francês Caryl Férey e outros autores experts em narrativas de suspense, horror e fantasia.
7 de novembro, 21h: Theatro São Pedro.

Fonte: Assessoria de Imprensa Camejo

Siga-me por Email