Concurso Nacional Literário Infantil Espantaxim e o Castelinho Mágico

Concurso Literário Infantil tem participação 
recorde e encerra com 3.400 trabalhos recebidos

4ª edição do “Concurso Nacional Literário Infantil Espantaxim e 
o Castelinho Mágico” mobilizou professores, pais e crianças




Com um tema propício para a fase que o país está passando, e com a ajuda dos professores que trabalharam o tema em classe com seus alunos, o “IV Concurso Nacional Literário Infantil Espantaxim e o Castelinho Mágico” bateu recorde de participação e excedeu as expectativas dos organizadores. Foram 3.400 trabalhos recebidos - entre redações, poesias e mensagens. Participaram da iniciativa cerca de 70 escolas públicas e privadas de 10 Estados e mais de 30 cidades brasileiras. Só para relembrar, a edição passada reuniu 1.930 trabalhos.

“Brasil: Gigante pela própria natureza”, foi o tema escolhido e teve como objetivo despertar o sentimento de patriotismo e cidadania, além de incentivar a escrita e a leitura, e estimular a criatividade e a imaginação dos pequenos. O Concurso faz parte do Projeto Espantaxim, criado há 14 anos pela autora e escritora Dulce Auriemo. Participaram crianças de 7 a 12 anos.

Vencedores e Selecionados

“Chegou o momento tão esperado pela comissão julgadora que é a leitura e apreciação das obras recebidas. O trabalho de julgamento requer muita atenção e cuidado, mas ao mesmo tempo é bem prazeroso. Vamos necessitar de um certo tempo para selecionar os trabalhos entre o significativo número de 3.400 obras”, declara Dulce Auriemo, idealizadora do Projeto Espantaxim.

Do material selecionado serão escolhidos os vencedores que ganharão o cobiçado troféu do Prêmio Espantaxim 2016 e a coleção de obras do projeto.  Todos os selecionados e vencedores receberão o boneco do personagem Espantaxim, líder da Turminha e querido pelas crianças.

E o reconhecimento não para por aí. A maior alegria para as crianças participantes é fazerem parte da “IV Antologia Espantaxim e o Castelinho Mágico”, onde elas terão a oportunidade de ver o seu trabalho literário publicado em um livro muito especial com outros jovens escritores.

As três Escolas, Instituições ou Associações que tiverem um maior número de alunos selecionados para compor a Antologia também serão premiadas.

Sobre o Projeto Espantaxim:

Criado em 2002 o Projeto Espantaxim já atingiu milhares de pessoas de todas as idades, por meio de apresentações em teatros, escolas, livrarias, bienais, feiras do livro, clubes, instituições, CEUs, ações solidárias, workshops, concursos  e shows beneficentes.

Com muitas canções, poesia, histórias e personagens, o objetivo do trabalho é despertar nas crianças, de maneira lúdica e atraente, o interesse pela literatura, a escrita e a leitura, pela música e o aprendizado musical, e pelas artes visuais. Assim como, incentivar a preservação da natureza e do meio ambiente, a prática de esportes, e a cultura da paz. A obra líteromusical infantil “Espantaxim e o Castelinho Mágico”, dedicada especialmente às crianças, oferece uma contribuição de valor educativo e cultural à literatura musical infantil brasileira.

Mais recentemente, acompanhando a evolução da internet, houve o lançamento do Espantaxim Minimove. São mini vídeos em 2D que podem ser acessados no canal do Projeto no Youtube, www.youtube.com/espantaxim, e destacam os personagens do Castelinho Mágico transformados em TOY ART. Esses episódios trazem sempre uma mensagem divertida de amizade, desafio, brincadeiras e boas ações.

No site do projeto www.espantaxim.com.br é possível ter acesso a todo o histórico dos trabalhos já realizados, conhecer os personagens, canções, fotos, vídeos, jogos e atividades educativas, além da página especial dedicada aos educadores. Informações sobre o projeto também podem ser encontradas na fan page no facebook: Espantaxim Castelinho Mágico”. 


Fonte:R&F Comunicação Corporativa

Siga-me por Email