Autoconhecimento

"O caminho da sabedoria"
 

Escrito por Matthieu Ricard, considerado o homem mais feliz do mundo, e dois de seus amigos, o filósofo Alexandre Jollien e o psiquiatra Christophe André, o best-seller explora diferentes pontos de vista sobre a existência humana. Em território francês, o livro vendeu 300 mil exemplares já nos primeiros 15 dias
 
“Os três autores fizeram um ‘tratado’ sobre a sabedoria que fornece respostas verdadeiras a questões universais: como superar os obstáculos da vida, reconquistar a autoestima, se libertar da culpa, ser mais livre. Este livro não é nada menos que um manual para viver melhor” - Le Point
 
“Esses três autores são bem-sucedidos quando publicam um novo título, mas também com as suas obras anteriores, que se tornam referências” – Le Figaro
 
Pesquisadores do departamento de neurociência da Universidade de Winsconsin, nos EUA, consideraram o monge Matthieu Ricard o “homem mais feliz do mundo”. O cérebro de Ricard foi monitorado durante o estado de meditação profunda, descobrindo-se que ele tem uma capacidade incrivelmente anormal de sentir felicidade e uma propensão reduzida para a negatividade.
 
Agora, imagine estar confortavelmente sentado em uma sala, tomando um chá quente, com a lareira acesa, e testemunhar uma conversa sobre os aspectos mais profundos e essenciais do ser humano entre Matthieu Ricard e seus dois amigos de longa data: o filósofo Alexandre Jollien e o psiquiatra Christophe André.
 
É exatamente essa a experiência que se tem com a leitura do livro O caminho da sabedoria (do título original em francês Trois amis en quête de sagesse, ou Três amigos em busca da sabedoria), que a editora Alaúde lança em português. Milhares de pessoas ao redor do mundo já estiveram nessa sala com os autores. Somente na França, o livro vendeu mais de 300 mil exemplares nos primeiros 15 dias e está entre os oito títulos mais vendidos por lá. Foi também lançado em mais 11 países, como China, Finlândia, Itália, Espanha, entre outros.
 
Durante muito tempo, os três amigos desejavam se unir para falar sobre diversos assuntos que perpassam a existência humana. Para concretizar essa vontade, se reuniram por nove dias em uma casa na Dordonha, França. O resultado desse encontro foi registrado no livro. A conversa é dividida em 12 capítulos que seguem um encadeamento contínuo de pensamentos, indicando um verdadeiro caminho para o autoconhecimento.
 
Dentre os temas principais, destacam-se a reflexão sobre o que seria a principal motivação para uma pessoa viver e querer continuar vivendo; a análise da natureza do ego e das dificuldades que o apego a ele representa; o aprendizado sobre a convivência com as próprias emoções; a importância de silenciar a mente e escutar o outro e o mundo; a relação com o corpo físico, o sofrimento, o perdão; a busca pela verdadeira liberdade.
 
Sem nenhuma intenção dogmática, ou de apresentar fórmulas e soluções fáceis, os autores sugerem, por meio de suas diferentes experiências, várias camadas de leitura, a partir da filosofia, da psicologia e do budismo. O resultado é a orientação do ser humano em direção ao mundo e ao mesmo tempo a um mergulho em si mesmo para conhecer a sua própria humanidade e o altruísmo. E mais do que respostas prontas, levantam questões abertas a muitas possibilidades: Como nos libertar das emoções negativas? Como conviver melhor com os outros? Como nos tornar mais felizes e altruístas? Como nos tornar mais livres?
 
O caminho da sabedoria traz ao leitor valiosas reflexões sobre a vida por três personalidades reconhecidas dentro e fora de seu campo de atuação como sábios do nosso tempo – a publicação francesa L’Obs listou no início deste ano os autores da obra entre os 10 intelectuais com maior vendagem de livros na França desde 2011.
 
Ficha Técnica:
Título: O caminho da sabedoria – conversas entre um monge, um filósofo e um psiquiatra sobre a arte de viver
Autores: Christophe André, Alexandre Jollien e Matthieu Ricard
Tradutor: Eric Heneault
Edição: 1ª, 2016
Nº de Páginas: 360
Valor sugerido: R$ 42,00

Sobre os autores
Christophe André é psiquiatra, pioneiro na introdução da meditação na psicoterapia.

Alexandre Jollien é filósofo. Por conta de sua paralisia cerebral, passou dezessete anos em um instituto para pessoas com deficiência.

Matthieu Ricard é monge budista há mais de quarenta anos. Vive no Nepal, onde se dedica a projetos humanitários da Associação Karuna-Shechen. Palestrante do TED em 2004 (https://www.ted.com/talks/matthieu_ricard_on_the_habits_of_happiness) e 2014 https://www.ted.com/talks/matthieu_ricard_how_to_let_altruism_be_your_guide


Sobre a Editora Alaúde:
Pioneira no país na publicação de livros de automobilismo, a Alaúde vem ampliando e diversificando suas linhas editoriais com títulos na área de alimentação, saúde, filosofia prática, espiritualidade, desenvolvimento pessoal e profissional. Para mais informações, visite o site www.alaude.com.br

Fonte: Virta Comunicação Corporativa

Siga-me por Email