Destaque

Coleção Antiprincesas apresenta mulheres “poderosas”
da história latino-americana, com tom educativo e lúdico

Clarice Lispector, Frida Kahlo, Violeta Parra e Juana Azurduy 
são as primeiras personagens da coletânea 


Por Carina Gonçalves 

Diferente dos contos de fadas tradicionais, com enredo dos sonhos, pássaros e musicais adocicados, a Coleção Antiprincesas, de Nadia Fink, com ilustrações de Pitu Saá, no Brasil pela editora e distribuidora Sur Livro, apresenta personagens reais que nos convidam a conhecer suas histórias e realizações inspiradoras representadas em pequenos diálogos, com desenhos lúdicos e imagens autoexplicativas. 

Dedicada aos meninos e meninas de todas as idades, a coleção, originalmente publicada pela editora argentina Chirimbote, conquistou espaço positivo no Brasil e já conta com três títulos em português: Frida Kahlo 9que era manca e se dedicou às artes, tornando-se ícone da pintura mexicana), Violeta Parra (cantora chilena que trocou a vida doméstica pelos palcos) e Clarice Lispector (ícone da literatura brasileira, que trocou a vida de princesa ao lado do marido diplomata por terras brasileiras e a vida dedicada aos filhos e aos seus livros). Outras personalidades como Juana Azurduy (que comandou tropas em lutas independentes do Alto Peru no século XIX) e Gilda (cantora de cumbia argentina) estão disponíveis no idioma espanhol, em breve traduzidas para o português. 


“As personagens são narradas com suas características, curiosidades e com linguagem de fácil compreensão. Ideal para promover discussões saudáveis (dentro e fora da sala de aula) sobre o papel das mulheres na história latino-americana e como elas foram importantes para a desconstrução da imagem frágil imposta a maioria delas”, comenta Marcelo Duvidovich, diretor da Sur Livro. 

A coleção antiprincesas é uma oportunidade de trazer para a realidade – da criança e do adulto – um pouco sobre o que foi feito no passado com celebres personagens que, por coragem e antagonismo, se colocaram à frente dos padrões impostos pela sociedade e pela censura de sua época. Todas as obras contam com propostas de atividades e jogos com os amigos. 

Outros títulos do gênero masculino: grandes homens da história latino-americana também são retratados na Coleção Antiheróis da Sur Livro / Chirimbote: Ernesto “Che” Guevara (que foi um guerrilheiro, jornalista, escritor, político e médico argentino-cubano), Eduardo Galeano (escritor e jornalista uruguaio de grande importância na literatura mundial) e Julio Cortázar (escritor argentino considerado como um dos autores mais inovadores e originais de seu tempo, mestre do conto curto e da prosa poética). Outros títulos estão por vir e, certamente, vão encantar homens e mulheres. 



Sobre a coleção: 
A coleção Antiprincesas é uma inspiradora série de livros infantis que, de forma didática e criativa, conta a história de nossas heroínas latinoamericanas, mulheres protagonistas da transformação social. A série rompe os paradigmas dos tradicionais livros infantis, que trazem histórias de princesas delicadas e indefesas em busca de seu príncipe encantado. Idealizada pela escritora Nadia Fink com ilustrações de Pitu Saá, a coleção foi lançada pela editora argentina Chirimbote e já conta vários livros. No Brasil, é representada pela Editora e Distribuidora Sur Livro, que vende os títulos em seu site: http://www.surlivro.com.br  

Sobre a Sur Livro: é uma distribuidora de livros em espanhol há mais de 20 anos no mercado. Recentemente começou o trabalho editorial e está traduzindo a coleção Antiprincesas e distribuindo para todo o Brasil. 

Sobre a Chirimbote: é a editora de livros argentina que idealizou e lançou a coleção Antiprincesas.


Fonte: Sur Livro

Siga-me por Email