Lançamento Livro do Instituto Butantan

Instituto Butantan promove lançamento do mais completo livro brasileiro sobre cobras-corais

Publicação envolve 23 pesquisadores da área herpetológica e
 resulta de um trabalho de pesquisa de até 30 anos


Na próxima quinta-feira, 25 de agosto, o Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e um dos maiores centros de pesquisas biomédicas da América Latina, promove o lançamento do livro “As cobras-corais do Brasil”.

A publicação abrange uma análise completa dos aspectos atuais relacionados à biologia, taxonomia, venenos e envenenamentos por serpentes. O conteúdo é proveniente dos estudos de 23 pesquisadores da área, quatro deles do Butantan, e resulta de um trabalho de, em alguns casos, até três décadas de pesquisa.

O livro conta com 10 capítulos, organizados pelo professor Nelson Jorge da Silva, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, e apresenta a lista das 30 espécies conhecidas no Brasil, com detalhes sobre a descrição, a morfologia, a distribuição, a diversidade de gêneros, e o comportamento das serpentes. A obra traz ilustrações e informações sobre a identificação das cobras-corais, e faz uma avaliação da origem e evolução das provenientes do continente americano e o seu relacionamento com os répteis asiáticos, australianos e africanos semelhantes.

Os autores abordam também importantes aspectos dos mecanismos de ação do veneno e dos atendimentos médicos aos acidentes com cobras-corais. Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e do Hospital Vital Brazil do Instituto Butantan, referência no atendimento a acidentes com animais peçonhentos, trouxeram uma revisão dos procedimentos médicos e sugestões de novas abordagens.

A publicação é destinada a biólogos em geral, estudantes de ciências da natureza, acadêmicos de medicina, médicos, agentes de saúde, bioquímicos, ecologistas, herpetólogos, cientistas do comportamento e pessoas com interesse em aprender sobre os diferentes aspectos das cobras-corais do Brasil.

Serviço:
Lançamento do livro “As cobras-corais do Brasil”
Onde: auditório do Museu Biológico do Instituto Butantan
Endereço: Av. Vital Brasil, 1500 – Butantã, São Paulo – SP
Data e horário: 25 de agosto, às 18h. 

Fonte: Assessoria de Imprensa 

Siga-me por Email