Infantil - Ludi

Ludi na chegada e no bota-fora da Família Real

O livro



Como seria estar presente no momento em que a Família Real desembarcou no Rio de Janeiro? Neste livro, o leitor descobrirá. Misturando, com muita habilidade, História e ficção, a autora apresenta aos jovens leitores uma visão bem-humorada, e também didática, desse episódio fundamental da História do Brasil. Junto de Ludi e sua família, os Manso, os leitores farão uma viagem pelo tempo e irão viajar pelo Rio de Janeiro do início do século XVII, presenciando um pouco o cotidiano da época e observando de perto as mudanças que ocorreram com a vinda de D. João e sua família para o Brasil.

Em sala de aula

Esta história permite trabalhar temas como História do Brasil, fantasia imaginação.

Nesta história, a autora utiliza uma história ficcional (as aventuras da família Manso no Rio de Janeiro de 1808) para falar sobre eventos reais (a chegada da Família Real e suas consequências para a cidade do Rio de Janeiro e para o Brasil). Vários momentos da narrativa contam com a interação maginária entre os personagens reais e os da ficção e buscam causar um efeito cômico pela inserção de elementos descontextualizados, como a bola de Ludi, que joga futebol com Dom Pedro, ou o celular de sua mãe, que toca durante a cerimônia do beija-mão. Junto aos alunos, pense em outros episódio da História do Brasil (e seus personagens) que poderia ser recontado de modo semelhante. Depois, peça para os alunos escreverem (individualmente ou em grupo) um pequeno conto baseado nas pesquisas que realizaram. A exemplo do livro, peça que incluam também a bibliografia utilizada.

Sobre a autora e o ilustrador

Luciana Sandroni nasceu no Rio de Janeiro, em 1962. Escritora e roteirista, já publicou vários livros voltados para crianças. Esta obra faz parte de uma série de livros de muito sucesso, que será reeditada pela Escarlate.

Eduardo Albini nasceu no Uruguai e mora no Rio de Janeiro há mais de 30 anos. Foi professor de desenho e, como artista plástico, participou de exposições e ganhou muitos prêmios. Já ilustrou vários livros para crianças e jovens e recebeu o selo

Altamente Recomendável, da FNLIJ.

Siga-me por Email