Especial Bienal do Livro 2017

Jornalista Maurício Simionato lança na Bienal Internacional
do Livro Rio seu 2º livro de poesias

Lançamento será no dia 2 de setembro no estande da editora Multifoco; 
manifesto antiterrorista integra lista de 89 poemas



Se a poesia também é mistério, ela se faz plena neste segundo livro do poeta e jornalista Maurício Simionato. Autor de “Impermanência” (2012), Simionato agora volta seus versos para aquilo que há de permanente em nossas vidas: o nascimento e a morte. Em seu novo livro “Sobre Auroras e Crepúsculos” estão presentes temas que tangem o cotidiano, a convivência, a filosofia e o etéreo. Há ainda, entre os 89 poemas, um “Manifesto Surrealista Antiterrorista”, escrito em 2015, após o atentado terrorista em uma casa de shows na França.

Publicado pela editora carioca Multifoco, o livro será lançado no dia 02 de setembro (sábado), na 18ª Bienal Internacional do Livro Rio, que acontece entre os dias 31 de agosto e 10 de setembro, no Riocentro. O autor vai receber o público para um bate-papo e autógrafos das 13h às 14h. A obra delineia um olhar lírico sobre o mundo atual, identificando e questionando atitudes dos seres humanos e as formas abstratas de relacionamento com as distintas realidades estabelecidas pelo senso comum.

Para denotar a sua contemporaneidade, os poemas são escritos por meio de recursos variados que transgridem a poesia formal, valendo-se de flertes com a poesia concreta, com o modernismo brasileiro e com o surrealismo. Com influências que vão de Cruz e Sousa, W.H. Auden, Ezra Pound, T.S. Eliot e Walt Whitman, Murilo Mendes, Ana Cristina Cesar, Hilda Hilst, Vladimir Maiakovski e Marina Tsvetaeva, a obra expõe um retrato peculiar sobre as diferentes formas de se enxergar os universos que permeiam o desconhecido e misterioso mundo da poesia. 

Sobre o Autor
Nascido em Assis (SP), em janeiro de 1973, e morador de Campinas (SP), Maurício Simionato é graduado em jornalismo pela PUC-Campinas. Começou a percorrer redações em 1993. Trabalhou como repórter em alguns jornais impressos de Campinas e São Paulo, entre eles no jornal Folha de S. Paulo, onde fez reportagens por 12 anos. Foi correspondente do jornal na Amazônia, morando em Belém (PA) por quase três anos. No final de 2012, passou a trabalhar em uma nova vertente na carreira: assessoria de imprensa. Maurício também é colecionador de vinis desde a adolescência, o que explica as várias referências musicais e dedicatórias presentes no livro tais como David Bowie, Jard Macalé, Lou Reed e Jorge Mautner.

Serviço:
Lançamento - Sobre Auroras e Crepúsculos.
Local: Bienal Internacional do Livro Rio, no Riocentro.
Endereço: Av. Salvador Allende, 6555 - Barra da Tijuca.
Data: 02 de setembro, sábado.
Horário: das 13h às 14h

Fonte: assessoria de imprensa

Siga-me por Email