Cultura - Feira Miolinho(s)

Feira Miolinho(s) terá publicações independentes 
para crianças e espaço para leitura


Em sua 4ª edição, maior feira de publicações independentes do Brasil espera receber 10 mil pessoas no próximo sábado

Na expectativa de receber mais de 10 mil visitantes no próximo sábado, 11.11, a feira Miolo(s) expandiu seu público e está dedicando parte de seu espaço na Biblioteca Mário de Andrade para os pequenos.

As crianças que acompanharem seus pais ao maior evento de publicações independentes do país, contarão com uma seleção de editoras independentes voltadas ao público infantil e um espaço destinado especialmente aos pequenos. Serão almofadas e chão emborrachado para curtir as leituras e atividades direcionadas e eles durante todo o dia.

Além de dez editoras com trabalhos para os pequenos, haverá uma palestra às 15h sobre o que um livro pode despertar nas crianças pela arte-educadora Camila Feltre, que desenvolve pesquisa com livros que exploram a sua materialidade.
Às 11h30 acontece uma leitura para crianças com teatro de papel japonês, o BURTOPELO-no-KAMISHIBAI. Apresentação d tradicional teatro de papel japonês com duração de 22 minutos, contará a história do bicho-papão Bartolo Burtopelo, através de pranchas ilustradas.Durante o encontro, um breve histórico da técnica empregada por monges budistas, a partir do século VII a.C., a origem dos burtopelos espanhóis e comparação entre as imagens feitas para o livro e sua adaptação para um novo suporte.

Também às 15h acontece uma oficina de Pombos de Papel, a partir da leitura do livro ilustrado Os Pombos de Inês, que conta a história de uma senhora que detestava pombos, mas que se vê obrigada a conviver com dez deles. Com o passar do tempo, esse convívio acaba ajudando-a a lidar com seus medos e apreciar os pequenos afetos cotidianos.
A Miolo(s) reúne editoras, coletivos e artistas produtores de publicações que transitam entre artes visuais e literatura. O público tem a oportunidade de ter contato direto com pessoas envolvidas na criação dos impressos, que assumem forma de livro, pôster, fanzine, revista, jornal, entre muitos outros.

Na sua quarta edição, a Feira Miolo(s), uma das mais tradicionais feiras de editoras alternativas do País, vai receber em torno de 160 editores - número 50% maior que o ano anterior - e ocupará novos espaços da Biblioteca. Somado às áreas do térreo, haverá expositores no 1º e 2º andares.

O editor-impressor-artista inglês Morris Cox (1903-1998) ganhará uma mostra inédita no Brasil durante a Feira. Criador da Gogmagog Press, o artista fez ousadias gráficas ao longo de sua vida, como usar crânio de passarinhos para imprimir. Com entrada gratuita, a exibição é organizada por Gustavo Piqueira, autor e designer com mais de 400 prêmios internacionais.

Serviço Feira Miolo(s)
Data: Sábado, 11 de novembro de 2017
Horário: Das 11h às 23h
Local: Biblioteca Mário de Andrade (BMA)
Endereço: Rua da Consolação, 94 - Centro - São Paulo/SP (Acesso pelas estações Anhangabaú e República do Metrô)
Entrada: Gratuita
Não possui estacionamento
Classificação Etária: Livre
Serviço Miolinho(s)

11/11/2017, durante todo o dia:
- Leitura para crianças com teatro de papel japonês às 11:30.Duração: 22 minutos e não há limite de participantes
- Oficina de Pombos de Papel às 15h. 10 vagas, por ordem de chegada
- Palestra com a arte-educadora Camila Feltre às 15h. Tema: "O que um livro desperta nas crianças?"

Fonte: assessoria de imprensa

Siga-me por Email