Sabedoria afetuosa

Uma doce relação familiar é retratada em Os bordados da vovó

Os bordados da vovó

No livro Os bordados da vovó, a avó da doce Manuela, conhecida como Vó Cecília, transmite, por meio da técnica do bordado, o universo das relações familiares. E, enquanto pratica a técnica, transmite a experiência e a sabedoria dos mais velhos para a querida netinha. Junto com as lições sobre esta antiga arte, que está na família há muitas gerações, repassa à Manuela muita delicadeza, amor e afeto, num relacionamento cheio de carinho e lições de vida.

O texto, publicado pela Editora do Brasil, é um verdadeiro mergulho nas relações familiares, com uma bela mensagem de respeito à experiência e à sabedoria dos mais velhos. Cecília já está com bastante idade, um pouco esquecida e falando sozinha pelos cantos, mas o bordado não se perde e esta prática é acompanhada pelo crescimento da neta no avançar da história. A avó vai ensinando os pontos para Manuela e a cada um faz sua relação destes pontos com a vida.

O tema do encontro de gerações é corriqueiro para a autora Nye Ribeiro, que é avó de três netos e gosta muito de conviver com eles. “Tenho livros especialmente sobre avós e netos, bisavós e bisnetos, pois acho muito importante e saudável tanto para um, quanto para o outro. Para as crianças, os avós e bisavós são uma referência familiar importante, um lugar especial de convivência, colo e aprendizagem. Sou avó e sei disso na prática”, comenta Ribeiro.

O universo do bordado sempre esteve presente também na vida da autora, que aprendeu diversos pontos, mas não desenvolveu esta habilidade que aprecia tanto. Nos livros, que escreve com tanta delicadeza, retrata as complexidades e vários caminhos destas relações parentais. “Quero mostrar a riqueza destas relações e as oportunidades que elas oferecem”, enfatiza.

Nye Ribeiro sabe que a escolha da ilustração tão colorida, leve e sutil enriqueceu muito a obra, desde a capa, até a contracapa e o miolo todo bordado. Assinada por Ana Sanfelippo, as ilustrações mostram diferentes pontos com uma nitidez impressionante. “A obra teve um trabalho de edição muito cuidadoso”, afirma a autora, que quer dizer para as crianças com esta linda obra que cada um pinta e borda sua própria história.

Autor: Nye Ribeiro
IIustrações: Ana Sanfelippo
Formato: 21,5 x 25 cm
Número de Páginas: 32 páginas
Preço sugerido: R$ 44,30

Sobre o autorNye Ribeiro nasceu no ano de 1950, em Boa Esperança, Minas Gerais. Passou a infância em contato com a natureza, andando pelos morros, seguindo trilhas e descobrindo caminhos. Com doze anos, foi morar em Campinas (SP) e, aos 17, já era professora. Fez o curso de Pedagogia e lecionou durante 18 anos. Foi na sala de aula que começou a inventar histórias para motivar as crianças a lerem, escreverem e desenvolverem atividades. Mais tarde fez Jornalismo e atuou como assessora de imprensa, escreveu roteiros de vídeo e fez diversos jornais e revistasEm 2003, junto com sua filha, Beatriz Ribeiro, realizou um antigo sonho: a criação da Roda & Cia Editora, por meio da qual vem desenvolvendo novos projetos.  Em 2009, concluiu sua pós-graduação em Psicologia Transpessoal. Atualmente, além de trabalhar na sua própria editora, Nye Ribeiro participa de eventos de literatura e publica obras por outras editoras. Com mais de 60 livros publicados, a autora é constantemente convidada para participar de eventos ligados à Literatura, ministrar palestras e oficinas para educadores.

Sobre a Editora do Brasil: Fundada em 1943, a Editora do Brasil atua há mais de 70 anos com a missão de mudar o Brasil por meio da educação. Como empresa 100% brasileira, foca a oferta de conteúdos didáticos, paradidáticos e literários direcionados ao público infantojuvenil. Foi fundadora da CBL, SNEL, FNLIJ, IPL e da Abrelivros. Os títulos estão disponíveis para comercialização por meio da loja virtual da Editora Brasil (http://www.editoradobrasil.com.br/lojavirtual/) ou nas lojas físicas, em São Paulo (Rua Conselheiro Nébias, 887 – Campos Elíseos, São Paulo - SP), Rio de Janeiro (Rua do Bispo, 150 - Rio Comprido-RJ) e Natal (Rua dos Caicós, 1533 – Alecrim, Natal- RN).


Fonte: assessoria de imprensa

Siga-me por Email