DICA DE LEITURA PARA AS CRIANÇAS 

Por Carina Gonçalves

Tenho visto muitos pais reclamares que as crianças estão muito conectadas aos jogos online, celulares e filmes, deixando de lado à prática de esportes e interação com os familiares dentro de casa. 

Este "problema" é um advento desta geração que nasceu em meio a tecnologia e desde muito cedo já dominam (muito melhor que nós - adultos acima de 40 anos) a tecnologia em diferentes vertentes e plataformas.

Eu mesma já presenciei crianças de um ano ou dois fazerem movimentos e buscas de vídeos nos celulares de seus pais, tios e avós que me deixaram de boca aberta... ou mesmo quando eu vejo meus filhos que têm 7 e 11 anos dominarem funções do meu celular, que eu sequer imaginava existirem. 

Enfim, não temos como evitar este contato das crianças com o mundo tecnológico, tão pouco proibi-las. é necessário e importante saber dosar o tempo e, principalmente, acompanhar os conteúdos das quais elas (crianças e adolescentes) tem acesso ou curiosidade em conhecer para não chorar as dores da ausência depois. 

Diante deste cenário, para dosar, eu sempre indico a leitura de algumas obras - para cada faixa etária - sejam aos meus filhos ou crianças de amigas. 

Na minha dica de hoje, que consegui externar aqui, indico a coleção do Urso que a Brinque Book disponibiliza para as crianças e, também, pode ser usada como livros paradidáticos ou para atividades lúdicas como sarais e brincadeiras entre pequenos grupos. 

Vamos as indicações: 

O Urso Rabugento:
Num dia de chuva e vento, uma zebra, um alce, um leão e uma ovelha procuravam um lugar para brincar – e achavam que tinham encontrado o local ideal numa caverna seca e quentinha. Mas eis que a caverna já conta com um inquilino e ele não quer saber de companhia! 

Como será que os quatro amigos vão acabar com a rabugice do urso?






O Urso Esfomeado:
Quando o urso muito, muito esfomeado vai pescar, ele acaba pegando mais do que esperava. Fisgado pelo anzol, está um urso-polar, com uma braçada de peixes. 

Com seu iceberg derretendo, tudo o que o urso-polar precisava era de ajuda para encontrar um novo lugar para ficar. 

Ilustrações vibrantes e uma divertida e envolvente história fazem deste livro uma opção perfeita para o leitor iniciante.





O Urso Corajoso:
Na Floresta Encantada, à beira de um pântano lamacento, um encontro inesperado entre o Urso Rabugento e Bóris Búfalo faz ambos embarcarem numa inusitada batalha de coragem - subindo em árvores, se balançando em cipós e caçando porcos-espinho. 

Será que há algo na floresta que essa dupla não conseguirá enfrentar?





O  Urso Pulguento:
Parecia mais um dia comum: o céu estava azul e a grama verdinha, repleta de flores. Sentado em um tronco, o urso aproveitava para ler um livro, quando foi interrompido por uma forte coceira, provocada por uma pulga. Ela só queria dizer “oi” e mostrar que estava ali, mas acabou causando muita confusão! 

Será que esses dois inusitados personagens vão conseguir superar suas diferenças?






CONCLUSÃO:

As quatro obras proporcionam às crianças reflexões sobre ações do dia a dia e contribuem de maneira lúdica para que os pais expliquem aos filhos algumas responsabilidades e comportamentos que devemos ter para com as outras pessoas e sobre si. 

A leitura é agradável, com linguagem apropriada para os pequenos e pequenas e como eu mencionei, pode ser utilizada como uma leitura durante a tarde, noite ou atividades lúdicas. 

Super recomendo!

As minhas crianças e as das minhas amigas adoraram!
Abs, Carina Gonçalves - jornalista responsável pelo portal "Os Melhores Livros Aqui".



Siga-me por Email