Inspirado pelo luar, que acompanha os passos da autora Roseana Murray, com a Lua Nos Olhos traz belos poemas

Formas inusitadas de ver o amor, os pensamentos, o céu e o mar fazem parte desta
obra – belamente ilustrada por Regina Rennó
Olhar para a lua e sentir sua luz, com o mesmo espanto de como se fosse a primeira vez. Essa sensação poética, descrita por Mario Quintana, desde muito cedo foi percebida pela autora de Com a lua nos olhos, Roseana Murray. Neste seu novo trabalho, lançado pela Editora do Brasil, Roseana passeia por um mundo de sentidos e visões, entre poemas e textos curtos, que têm o luar e seu fascínio como tema central.

“Se é lua cheia,

posso ver em sua pele,
em sua superfície,
um alfabeto estranho.
Será um poema lunar?
Um poema que a lua 

escreve pro mar?

E a poesia inunda 
meus olhos, transborda, 
viro poeta também”.

Em sua infância, Roseana brincava de contar histórias para a lua, sua amiga de longa data: “Pensava que a lua me seguia da pracinha onde brincava até minha casa. A lua era minha amiga e eu contava histórias para ela. Assim, eu quis traduzir esse momento luminoso e longínquo, de minha amizade com a lua, nos poemas deste livro”, conta. 
Dividindo seu tempo entre as montanhas de Visconde de Mauá e o mar, em Saquarema, a autora se inspira na comunhão com a natureza para escrever seus poemas, repletos de questionamentos, devaneios e sonhos. “Nos dois lugares, esqueço que sou gente e penso que sou árvore e estrela-do-mar”. 
Para ilustrar Com a lua nos olhos, a premiada artista e ilustradora Regina Rennó desenvolveu desenhos fluidos e etéreos – em sua maioria com tons de azul, roxo e verde, alternados a detalhes multicoloridos. “Desde pequena, me exercito a olhar infinitamente tudo o que me cerca. E o desenho sempre foi a minha forma de enxergar as coisas e o mundo. Ilustrar os poemas de Roseana Murray, autora que amo e admiro profundamente, é sempre uma honra e um privilégio. Senti que os poemas dela eram como líquidos à luz da lua e escolhi deixá-los escorrer sobre os veios da madeira”.
Com a lua nos olhos faz parte da nova coleção Cometa Literatura, da Editora do Brasil, cujos títulos trazem composições mais complexas, de diversos gêneros literários, destinados aos leitores de 9 a 12 anos de idade.

Sobre Roseana Murray
Graduada em Língua e Literatura francesa pela Universidade de Nancy, através da Aliança Francesa, a autora já publicou cerca de cem livros de poesia e contos para crianças, jovens e adultos. Faz parte da Lista de Honra do Organismo Internacional I.B.B.Y., que abriga os melhores autores de literatura infanto-juvenil do mundo.
Roseana trabalha com o Projeto de Leitura Café, Pão e Texto, recebendo Escolas Públicas em sua casa para um café da manhã literário; além de fazer palestras sobre a Formação do Leitor.
Ao longo de sua carreira, recebeu os prêmios: APCA O Melhor de Poesia da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (por quatro vezes), Prêmio ABL para livro infantil. Recebeu também, por diversas vezes, a láurea “Altamente Recomendável”, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.  (FNLIJ).

Sobre Regina Rennó
Mineira, de Itajubá, Regina é artista plástica, ilustradora, escritora, roteirista e diretora de cinema. Formada em Artes Plásticas pela Fundação Escola Guignard e em Cinema pela Escola Livre de Cinema de Belo Horizonte, tem 46 livros publicados, 22 das quais são narrativas de imagem. 


Conquistou vários prêmios, entre eles o Prêmio Fiat de Automóveis S/A – (Aquisitivo) Salão de Artes Plásticas do CEC- MG, Prêmio Proposta Multidisciplinar – Salão Do Carnaval – Palácio das Artes – Belo Horizonte, Prêmio (Aquisitivo) – Salão de Arte de Governador Valadares- MG, e várias indicações “Altamente Recomendável” da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). 


Em 1996, foi finalista do Prêmio Jabuti de Ilustração e possui livros que fazem parte do catálogo Literature and the Family, dos Estados Unidos. No cinema, roteirizou e dirigiu os curtas-metragens Mulher de bronze e O Preço do sorriso e o longa-metragem A luz dos olhos meus. 

Sobre a Editora do Brasil: 


A Editora do Brasil busca, há mais de 75 anos, renovar produtos e serviços que levem aos milhares de educadores e alunos do Brasil conteúdos atuais e materiais de qualidade. Nos quatro cantos do país, professores e gestores utilizam nossos livros e têm acesso a um projeto didático comprometido com a ética e com uma educação cada dia melhor. 


O compromisso da Editora do Brasil é com o dinamismo do conhecimento e com a educação que transforma e é transformada. Mais que nunca, posiciona-se ao lado dos educadores, observando, analisando e discutindo os novos desafios do ensino em nosso país.

Fonte: texto e release - assessoria de imprensa


Nota da redação:
Recebemos a obra na redação e super indicamos a sua leitura para crianças e adultos. O livro "Com a lua nos olhos" nos remete aos poemas encantadores, com menção da lua e de sonhos e alegrias.
Aproveitem a leitura para recitarem novos poemas inspirados nesta deliciosa obra e, ainda, servir como base para sarais e encontros (futuros) literários.

Abs, Carina Gonçalves - jornalista Carina Gonçalves



Siga-me por Email