"Pelos Caminhos da História da Associação Comercial e Empresarial de Nova Lima"
89 anos de história: livro registra gerações de comerciantes da cidade
O que os empreendedores de quase 100 anos atrás da cidade de Campos de Congonhas, hoje Nova Lima, podem ensinar aos empresários modernos? São muitas as lições registradas no Livro “Pelos Caminhos da História da Associação Comercial e Empresarial de Nova Lima”, que relata experiências de lideranças que passaram pela entidade de 1931 até 2020. Nas páginas, os relatos de empreendedorismo numa cidade de interior com um potencial gigante de mercado em função da mineração, e que sempre atraiu olhares do mundo todo.
O livro apresenta a experiência dos gestores que administraram a entidade ao longo de 89 anos. A iniciativa é da empresária Tatiane Ribeiro, primeira mulher a presidir a associação e que ficou à frente dos trabalhos nos últimos seis anos. “São tantas as histórias incríveis ao longo dessas décadas que sentimos a necessidade de registrar tanta informação preciosa. O livro é uma homenagem aos comerciantes antigos, mas, sobretudo, uma oportunidade de aprendizado aos jovens empreendedores” afirma.
Fundada em 1931, a história da ACE Nova Lima se confunde mesmo com a da cidade. O trabalho de pesquisa foi elaborado pela jornalista nova-limense Juliana Ferreira Silva Rocha e é resultado de horas de entrevista e incontáveis conversas com os comerciantes e seus familiares. “Agora a cidade tem um importante registro de seu passado comercial compilada em um livro, que não deixa de ser um legado importante e uma celebração de tantas conquistas”, avalia.
Pandemia
Com mais de 90 mil habitantes, e muito próxima da capital mineira, Nova Lima é cenário de roteiros turístico, gastronômico, cervejeiro, esportivo e cultural. Hoje, são 319 anos contando a história das riquezas minerais do estado de Minas Gerais e 129 anos de emancipação político-administrativa. Em meio à pandemia do novo coronavírus, o comércio da cidade tem buscado superar o momento de isolamento social. “Estamos vivendo um dos momentos mais difíceis desde a fundação da ACE Nova Lima. Mas não é o primeiro que enfrentamos. Por isso estamos otimistas e sei que vamos superar esta fase com boas histórias que certamente renderiam mais um livro”, enfatiza Tatiane Ribeiro.
Fonte: assessoria de imprensa