E-book traz conteúdos antirracistas para crianças e educadores

Elaborada pela Piraporiando, publicação tem distribuição gratuita e 
 pretende inspirar a prática de educação antirracista em casa e na escola

Crédito: Cláudia Lima/Divulgação


Como inspirar famílias e educadores a colocarem a educação antirracista em prática? Esta é a proposta do e-book ‘Conteúdos antirracistas para crianças e educadores’ organizado pela Piraporiando, edtech que atua na área de educação para a diversidade e tem como pilares a educação antirracista, antibullying e sem preconceitos. A publicação traz iniciativas e referências de autores, pesquisadores, educadores, pensadores, artistas e projetos que reforçam o protagonismo negro na sociedade e provocam a reflexão. 

A curadoria selecionou livros, vídeos educativos, filmes, clipes musicais, desenhos dentre outras indicações. "O conteúdo não é direcionado apenas às crianças e adultos negros. É direcionado a todos e todas que acreditam na necessidade de termos uma educação antirracista. A  ideia de que esta é uma luta dos negros é, dentre outras coisas, perversa. Precisamos que esta pauta seja reconhecida como elemento central de nossos problemas e desigualdades e é preciso que toda a sociedade se posicione”, afirma Janine Rodrigues, fundadora da Piraporiando. 

Segundo ela, o e-book contempla conteúdos que somam na educação antirracista e que compreende crianças negras, brancas e de todas as etnias assim como seus educadores. “É preciso reconhecer nosso lugar de protagonismo, contadores de nossa própria história’’, diz Janine. 

O ebook da Piraporiando está dividido em quatro categorias: 10 obras literárias afro-brasileiras para crianças; 10 referências de projetos de educação antirracista para sua casa e para sua escola; 10 vídeos para educadores sobre educação antirracista; e 10  filmes e clipes de música para crianças, que celebram a cultura afro brasileira

Para receber é preciso acessar o link https://bit.ly/Conteudo-antirracista e baixar gratuitamente. 
Sobre a Piraporiando
Fundada em 2015, a Piraporiando desenvolve o Programa de Educação para a Diversidade,  alinhado à BNCC - Base Nacional Curricular Comum , aos pilares da UNESCO e as ODS´s  (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável). O trabalho da Piraporiando já alcançou 17 estados do Brasil, além de países como a Alemanha, Argentina, Peru, Suíça, Colômbia e Espanha.  
Foi eleita em 2019 uma das EdTechs de maior impacto no cenário da educação - Liga Insights EdTech em parceria com a F, Saint Paul, Kroton, Ser Educacional, Adtalem, CEL.LEP, ESPM dentre outros. Reconhecida pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups) e pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB). 
Chancelada pela Fundação Palmares pelo trabalho em prol da Educação Antirracista. Prêmio Criança da Fundação Abrinq 2018. Selo Retratos da Leitura, do Instituto Pró-Livro. Integrante da Rede Nacional de Proteção a Primeira Infância. Integrante do Mapa Cidades Sustentáveis, produzido pelo Quintessa e Instituto Vedacit para visibilizar organizações que atuam para o desenvolvimento de cidades sustentáveis e que atendem os ODS.

Fonte: assessoria de imprensa

Siga-me por Email