Livro "O Almofariz de Deméter" traz a cozinha e a mesa como territórios de invenção de afetos e prazeres

Capa - O Almofariz de Deméter

O jornalista e escritor José Guilherme Rodrigues Ferreira está de volta com “O Almofariz de Deméter – Breve geografia de vinhos, afeições, alimentos e apetites”. O título, que sai pela editora Tapioca, reúne 48 crônicas que tratam a tarefa de comer – e sobreviver – em diferentes locais e períodos históricos.

Neste trabalho o autor radicaliza sua “escrita de conexões culturais” iniciadas em “Vinhos no Mar Azul – viagens enogastronômicas”, valendo-se do muito que leu, bebeu e comeu (não necessariamente nessa ordem). Depois de escrever com todas as letras que “a melhor garrafa de vinho é a garrafa de vinho aberta”, José Guilherme parte para crônicas de comida, criando narrativas que ligam experiências e culturas com saltos no tempo e no espaço.

A leitura pode levar da mesa um tanto frugal de Napoleão às listas de ingredientes especiais do grego Archestratus. Dos sabores da hospitalidade dos heróis de Homero à cesta de “comida mexicana amorosa” preparada por Frida Khalo para Diego Rivera. Do claret dos poetas românticos ingleses ao cauim dos tupinambás. Dos lagostins das festas de Uppsala, na Suécia, ao hambúrguer pop de Andy Warhol, nos Estados Unidos.

A obra destaca, especialmente, os momentos onde a cozinha e a mesa são territórios de prazer e de invenção de afetos. A apresentação do livro, escrita por Roberto Taddei, inclusive, tem o título de “Um romance à mesa”, assinalando uma evidente relação entre os textos, chamados de “cantos gastronômicos”.

 

O Almofariz de Deméter

Breve geografia de vinhos, afeições, alimentos e apetites

Autor: José Guilherme Rodrigues Ferreira

Editora: Tapioca

Preço livro Impresso: R$ 69.90

Preço e-book  : R$ 49,90

Informações : contatoeditorial@pioneiraeditorial.com.br

 

Sobre o Autor

José Guilherme Rodrigues Ferreira é jornalista e escritor. Integrou equipes em redações de alguns dos principais veículos de comunicação do País. É autor de Vinhos no Mar Azul – viagens enogastronômicas (Editora Terceiro Nome), premiado em 2009 com o Gourmand World Cookbook Awards, instituído na França. 

 Fonte: assessoria de imprensa 

Título conecta a tarefa de comer em vários tempos históricos e espaços geográficos com uma viagem que leva da mesa frugal de Napoleão ao hambúrguer pop de Andy Warhol



Siga-me por Email