Mulher


MULHER E TRABALHO: O DESAFIO DE CONCILIAR DIFERENTES PAPÉIS NA SOCIEDADE



O mundo está em verdadeira mudança e não é mais aceitável desconsiderar fatos que alterem significativamente o caminho da sociedade. A ascensão da mulher e a evolução do seu papel na sociedade merecem especial atenção. Há várias décadas, a mulher vem tendo uma trajetória quase silenciosa rumo a uma mudança no seu modo de agir e pensar.

Seu novo pensamento e suas ações têm causado impacto na formação da família, nas estruturas de apoio domésticas e principalmente na sociedade. Diante das transformações, a mulher enfrenta na atualidade um momento histórico que merece destaque e atenção. Toda mulher, de qualquer classe social, está vivendo um dos períodos de maior pressão de sua vida, só equivalente às dificuldades que teve de enfrentar quando ainda era considerada um ser inferior quando comparada aos homens. Infelizmente, isso ainda ocorre em países que teimam em não perceber o quanto estão equivocados.

Em seu novo livro Mulher e Trabalho: O desafio de conciliar diferentes papéis na sociedade, Amalia Sina procura tratar o tema do ponto de vista da mulher e seus anseios, passando pelos interesses da sociedade, chegando aos interesses do empresariado e até do governo. Ao mesmo tempo em que é prazerosa a leitura de um livro sobre este tema, é também um desafio que se impõe ao representar o pensamento de toda uma classe forte e trabalhadora, que é a mulher no seu estado mais puro.

Nunca se exigiu tanto da mulher como nos dias de hoje. Logo pela manhã, já tem de estar bem, se preparar para ser vista, admirada, julgada, às vezes preterida, cobiçada, amada entre outras tantas coisas. A própria mulher não se aceita sem tentar obter o que é melhor para si. Tem uma noção clara do que é bom e do que é duradouro. Recentes pesquisas demonstram que apesar de realizada com os seus vários papéis na sociedade, a nova mulher está insatisfeita ou até infeliz.

A busca frenética pelo equilíbrio é o seu maior desafio. Qualquer que seja a área de atuação, a nova mulher procura se informar de todas as tendências, não se descuidando de quase nada. Trata de sua beleza, busca conhecimento, estudos, aperfeiçoa idiomas, investe em roupas, treinamentos, um sem fim de atividades utilitárias. Isso tem um preço, que ela paga sem pedir recibo. Assim caminhando, vai conquistando e deixando para trás os desafios. Tem clara a noção de que não há bônus sem ônus.

"O grande mérito deste livro, em minha opinião, é que ele não se arvora a definir uma medida de sucesso para a equação mulher + trabalho. Nesse sentido, é uma obra aberta que cada leitora (ou leitor) deve fechar com sua própria visão, realidade de vida e objetivo pessoal. É um livro, por isso, não pode ser totalmente aproveitado se a leitora não conhece a si mesmo e não sabe o que quer da vida profissional e pessoal. Afinal, sem saber o destino de nada adianta ter um mapa". Alexandre Gama - Presidente e CEO

 
Sobre a autora:
Amalia Sina possui abrangente experiência em alta gestão, no Brasil e na América Latina, dirigiu empresas multinacionais e nacionais, de diferentes segmentos e de distintos modelos de negócio. Possui desenvoltura para atuar em mercados voláteis e capacidade para liderar ativamente processos de mergers, fusão de divisões, criação de novos formatos de trabalho e start-up (inicio de novas empresas) bem como em negociações para implementação de linhas de produção, no mercado internacional, e reposicionamento de marcas.

Graduada em Administração de Empresas pela Escola Superior de Administração de Negócios/FEI, pós-graduada em Marketing e Gestão pelo Triton College, em Chicago, e possui MBA em Marketing pela Universidade de São Paulo (USP).

Atua há 23 anos em empresas nacionais e internacionais líderes em seu segmento, tais como: Philip Morris, Philips/Walita, Wyeth – Whitehall, Roche, Ceval/Seara e Nielsen. Durante os últimos anos, ocupou os cargos de presidente da Philip Morris no Brasil, presidente da Walita no Brasil e vice – presidente sênior para América Latina da Royal Philips Electronics. É responsável pela estratégia de negócios de marcas como: Walita, Philishave, Marlboro, Redoxon, Soya, Centrum, entre outras.

Por oito anos foi professora de Marketing da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) na cadeira de Gerência de Marcas e Administração da Comunicação com o Mercado. Lecionou na Universidade de São Paulo, na Fundação Dom Cabral e Fundação Getúlio Vargas. É membro do Conselho Superior de Economia da Fiesp, membro do Conselho Superior da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e membro do Conselho da Associação das Executivas de São Paulo.


Mulher e Trabalho: O desafio de conciliar diferentes papéis na sociedade
Amalia Sina
Editora Saraiva – 232 páginas – R$ 54,00
ISBN 85-02-05160-1
EDITORA SARAIVA

Fonte: assessoria de imprensa