VOCÊ CONTRATARIA ALGUÉM QUE ESCREVE MAL?

SEU CHEFE TAMBÉM NÃO


Técnicas de redação é o tema deste livro, que ensina que a linguagem, formal ou informal, deve unir as pessoas


Como já disse o eterno poeta e cronista Carlos Drummond de Andrade, “escrever é o ato de cortar palavras”. A frase demonstra como é duro o ofício de relatar em textos, ofícios, cartas ou bilhetes uma informação que se queira dividir ou anunciar para outra pessoa. Agora mesmo quero comunicar, ou tornar comum, a notícia que a Editora Gente lança o livro “Redação empresarial sem mistérios - Como escrever textos para realizar suas metas”, do jornalista Joaquim Maria Botelho, que dá dicas de como escrever de maneira clara e ser compreendido pelos interlocutores.

Recheado de exemplos de textos e ilustrado de uma forma bem-humorada, Botelho lembra que “o que diferencia os homens dos animais não é o sorriso, nem é a criatividade. O homem é único, especial, porque tem o dom da palavra. Com a adequada combinação de palavras, o homem expressa e impressiona; induz e conduz; acalma e entusiasma”. Partindo dessa premissa “Redação empresarial sem mistérios” apresenta técnicas de redação e traz soluções para o leitor ter segurança e domínio na hora da redação, para que seu texto cumpra o objetivo e seja prático, tanto na linguagem formal quanto na linguagem informal.

O autor afirma, em seu livro, que “a língua é dinâmica” e mostra que o português é riquíssimo em potencial comunicativo; o conhecimento da lógica da língua pode ser o grande aliado na hora do diálogo ou da redação. Segundo o autor, as pessoas devem ter consciência de que um bom texto pode dirimir desentendimentos e unir as pessoas.

O livro ajuda o leitor a refletir sobre as maneiras mais adequadas de compor logicamente as informações, na elaboração de um texto sóbrio, para que o resultado seja uma comunicação eficaz. Com técnicas e dicas de redação para o leitor potencializar seu currículo ou aprimorar seus textos, Botelho inova principalmente na linguagem mais leve, quase jornalística e por não entrar exageradamente em questões gramaticais.

Sobre o autor: Joaquim Maria Botelho é presidente da União Brasileira de Escritores. Jornalista há trinta anos, comandou equipes na revista Manchete, TV Globo, TV Bandeirantes e jornal ValeParaibano. Sempre cuidou para que a elaboração das notícias permitisse entendimento claro por parte do leitor e do telespectador, fosse ele empresário ou gari.

Com o mesmo espírito, atuou na Embraer, no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e na Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Mestre em Crítica Literária, é autor de vários livros, além de empresário de comunicação e palestrante. Também assinou traduções do inglês (Cultrix e Global) e do espanhol (Fundação Heinrich Böll). Foi professor da Universidade de Taubaté e da Uniban, onde formou jornalistas que hoje atuam com destaque na imprensa.



Serviço:

Título: Redação empresarial sem mistérios
Subtítulo: Como escrever textos para realizar suas metas
Autor: Joaquim Maria Botelho
Editora Gente
Gênero: Carreira
Formato: 16x23
Número de Páginas: 176
Preço sugerido: R$ 29,90

Fonte: assessoria de imprensa

Siga-me por Email