VOCÊ TEM OS DEFEITOS DE SUAS QUALIDADES



Obra traz experiências profissionais e pessoais, além de um pouco de bastidores do mundo corporativo, de um dos mais conceituados consultores do Brasil

 Qualidades podem se tornar defeitos? Por que o ser humano quando olha para o outro está condicionado a olhar mais para os defeitos e menos para as qualidades? Após mais de 30 anos de carreira, o sociólogo Odino Marcondes reuniu suas experiências no livro “Você tem os defeitos de suas qualidades”, que acaba de chegar às livrarias. Nele, o leitor encontra histórias instigantes, que vão desde simples curiosidades até problemas que tiram o sono do mais tarimbado profissional.

O autor, considerado um dos mais experientes consultores empresariais brasileiros, conduz o leitor por suas narrativas – todas reais -, como se estivesse contando casos, sentado à beira de uma fogueira ou de uma mesa numa sala de reuniões. São histórias de executivos e organizações, que passaram por momentos desafiadores e críticos, como aquisição de outras empresas, mudanças culturais, decisão de crescer, profissionalização ou a entrada em novos mercados.

“Selecionei pequenos registros feitos ao longo de minha vida como consultor, que julguei serem úteis a outros que, assim como eu, se dedicam a acompanhar e desenvolver pessoas. Minha intenção não foi escrever um livro de aconselhamento, mas de casos muito atuais e pertinentes, com uma linguagem leve e divertida. Impossível não se identificar com pelo menos um deles”, diz Odino. Para preservar a identidade de executivos e marcas, os nomes dos personagens utilizados nos textos foram alterados.

“Futebol sem torcida”, por exemplo, é possível imaginar esta situação? O título que ilustra o tema deste capítulo traz à tona a discussão em torno das torcidas. Àquelas que estão nos estádios, mas que também nos cercam na empresa e no convívio familiar, e que, na maioria vezes estão por perto não para apoiar, mas sim para “vaiar” e pressionar.

Em outro capítulo, Odino traz o título “Last Kiss”, em que narra a importância de se resolver questões latentes, como brigas e desentendimentos, no momento em que elas acontecem, com isso o “Último Beijo” do dia deve ser o mais especial e carinhoso, evitando que rancores tornem-se fantasmas da relação após um tempo.

O consultor também nos faz pensar sobre a necessidade que as pessoas têm em chamar a atenção dos outros, porque desejam ser percebidas. Em “Minha Tia Windows” é possível reconhecer facilmente indivíduos ansiosos, com importantes questões de autoestima a serem tratadas e que têm dificuldade em conversar, isso porque, assim como no aplicativo, abrem dezenas de janelas até sobrecarregar o sistema sem nada finalizar.

“Acredito que este livro é um convite para reflexão, é uma oportunidade para repensar questões que fazem parte da nossa vida e que por vezes passam sem atenção. São histórias que vivi e ouvi ao longo da minha vida de grandes executivos e de pessoas comuns, mas que se tornaram importantes lições. No fim, a idéia é que a leitura seja um bate-papo entre amigos, mas daqueles bem provocativos, que te faz questionar idéias e conceitos”, afirma Odino.

“Um livro que poderia ter múltiplos títulos, semelhante, como não poderia deixar de ser, ao seu autor – um homem de múltiplas qualidades e inquietações, com uma vida devotada à transformação de pessoas, por meio do profundo respeito às jornadas de desenvolvimento e autoconhecimento trilhadas por indivíduos dentro e fora de suas organizações”, diz Ronaldo Ramos, presidente da Rio Tinto Alcan Brasil e responsável pelo prefácio do livro.

Sobre o autor: Odino Marcondes é sociólogo, fundador da Marcondes Consultoria, onde atua há mais de 30 anos como consultor para gestão de cultura organizacional e desenvolvimento de pessoas. Há mais de 20 anos é coaching de executivos de empresas nacionais e multinacionais e palestrantes em eventos nacionais e internacionais. Participou do programa de transferência de tecnologia em treinamento por meio do PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, junto à Fundação CENAFOR, presidiu a Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e foi vice-presidente da Federación Iberoamericana de Capacitación y Desarollo (FIACYD). Odino também é autor do livro “Como chegar a excelência em negociação” - Editora Qualitymark.


Ficha Técnica:
Livro: Você tem os defeitos de suas qualidades
Editora: Qualitymark
Autor: Odino Marcondes
Paginas: 102
Preço sugerido: R$ 24,90


Fonte: Assessoria de imprensa Agência Ideal e Comunicação Corporativa Marcondes Consultoria

Siga-me por Email