Adoção
Guia prático doutrinário e processual

(com as alterações da lei n. 12.010 de 03/08/2009)



O tema adoção envolve a atuação de vários profissionais como advogados, defensores públicos, promotores de justiça, juízes de direitos, assistentes sociais e psicólogos, sendo que cada área do conhecimento apresenta uma dinâmica específica em relação ao instituto da adoção.

No entanto, o que liga a atuação de cada um desses profissionais e das áreas de conhecimento que representam é a criança ou o adolescente que está sendo adotado.

Compreender esta atuação, principalmente em face do que estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente com as alterações produzidas pela Lei n. 12.010 de 03/08/2009 é de fundamental importância para o bom desempenho do trabalho e principalmente para se garantir o direito à convivência familiar a uma criança ou adolescente de maneira satisfatória.

Esta obra contempla de forma didática a análise legal das leis mencionadas, apresentando-se como um guia prático para todas as pessoas interessadas no tema.


Sinopse: Este livro é produto da vasta experiência de atuação de um Promotor de Justiça na área da infância e da juventude. Apresenta subsídios para a atuação dos profissionais envolvidos nos processos de adoção, analisando o tema de maneira clara, objetiva e didática, com base no que estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente com as alterações produzidas pela recente lei n. 12.010/09.


Ficha Técnica:
Título: Adoção: Guia prático doutrinário e
 processual com as alterações da
 lei n. 12.010 de 03/08/2009
Autor: Luiz Antonio Miguel Ferreira
N. Páginas: 200 páginas
Editora: Cortez Editora
Preço de referência: R$ 32,00




Fonte: Assessoria de Imprensa MGA Comunicações
Leia Mais ►

Continue lendo...

Ministros Vannuchi e Cassel lançam três livros nesta quinta-feira (30), em Brasília (DF)

Os ministros Paulo Vannuchi, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), e Guilherme Cassel, do Desenvolvimento Agrário, participam nesta quinta-feira (30), em Brasília (DF), do lançamento de três livros: “Tortura”, “Retrato da Repressão Política no Campo: Brasil 1962-1985” e “Direitos Humanos: a atuação da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República 2003 - 2010”. A primeira e a última publicação  mencionadas  são exclusivas da SDH.  

Na oportunidade, também será lançado o Centro de Documentação Virtual, em que estão  O livro “Retrato da Repressão Política no Campo” é uma parceria da SDH com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e faz parte do projeto Direito à Memória e à Verdade. O objetivo é fazer um relato da violência no campo entre 1962 e 1985. “Ele trata de conflitos de terra, perseguição de movimentos sociais que lutavam a favor dos camponeses e da repressão política aos movimentos organizados desde as Ligas Camponesas”, explica o coordenador-geral do projeto Direito à Memória e à Verdade, Maurice Politi. O livro é composto por textos de pesquisadores e professores estudiosos do assunto de universidades de todo o país.

O livro “Tortura”, organizado pela coordenação-geral de Combate à Tortura da SDH, é composto por textos de autores que participaram do Seminário Nacional sobre Tortura, realizado em maio deste ano na Universidade de Brasília (UnB). Para a coordenadora geral de Combate à Tortura, Maria Auxiliadora Arantes, a obra reúne um material com o intuito de ampliar a compreensão sobre o fenômeno. “Este livro traduz uma mobilização de distintos atores, como pesquisadores, estudiosos e militantes de instituições parceiras no enfrentamento da tortura”, explica. “Urge qualificar o tema a partir de um diálogo multidisciplinar e intersetorial, a fim de melhor potencializar a construção de estratégias que catalisem sua urgente erradicação no país”, avalia Maria Auxiliadora.

O terceiro livro a ser lançado faz um balanço da SDH desde sua criação. “Direitos Humanos: a atuação da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República 2003 - 2010” é composto por oito capítulos, subdivididos em diversas temáticas. Os avanços históricos e institucionais da SDH são retratados no primeiro capítulo. Criada em 1997, no governo Fernando Henrique Cardoso, como Secretaria Nacional de Direitos Humanos, o órgão passou a Secretaria de Estado em 1999, pertencendo à estrutura do Ministério da Justiça.  No início do Governo Lula, em 2003, tornou-se Secretaria Especial dos Direitos Humanos, vinculada à Presidência da República, juntamente com a Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.

Essa tríade de proteção aos Direitos Humanos tem como principal tarefa articular diferentes áreas do governo em ações, campanhas e programas voltados à valorização da dignidade humana como eixo de todas as políticas públicas. Assim, a Secretaria de Direitos Humanos foi crescendo ano a ano. Incorporou novos temas de atuação, reestruturou áreas, fortaleceu a articulação federativa e as parcerias com organismos internacionais e democratizou sua gestão interna.

Revista - A sétima edição da revista Revista Direitos Humanos será lançada na segunda-feira (3), durante a solenidade de transmissão de cargo do ministro Paulo Vannuchi para a nova titular da pasta, Maria do Rosário. A sétima edição da revista Direitos Humanos traz ensaios, fotos, notícias e entrevistas para uma reflexão sobre os caminhos que o país vem trilhando para efetivação dos Direitos Humanos. Nesta edição, a entrevista foi realizada com as atrizes Dira Paes, Camila Pitanga, Letícia Sabatella, Cristina Pereira e Priscila Camargo, todas integrantes do Movimento Humanos Direitos.

Lançamento de publicações da Secretaria de Direitos HumanosData: 30 de dezembro de 2010
Horário: 11 horas
Endereço: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.  Setor Comercial Sul - B, Quadra 9, Lote C, Edificio Parque Cidade Corporate, Torre "A", 10º andar, Brasília, Distrito Federal.

Fonte: Assessoria de imprensa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República
Leia Mais ►

Continue lendo...

Novo livros para 2011



SABER-FAZER FILOSOFIA 1
Da Antiguidade à Idade Média - vol.1

Introduzir noções gerais de filosofia por meio da história do pensamento, percorrendo um caminho que tem como ponto de partida a Grécia Antiga, berço da filosofia na civilização ocidental, é o objetivo desse livro, que também apresenta os grandes nomes da filosofia antiga e do contexto histórico em que as principais obras filosóficas emergiram. Com uma linguagem clara e de fácil compreensão, sem perder a profundidade e o rigor na exposição dos conceitos, destina-se a estudantes de ensino médio, bem como dos períodos iniciais da faculdade, no primeiro contato com os conteúdos transmitidos nas disciplinas de introdução à filosofia.

Sobre o autor: É formado em Psicologia pela UFF e em Filosofia pela UFRJ. Especialista em Filosofia Contemporânea pela PUC-RIO. Mestre e Doutor em Filosofia pela PUC-RIO. Professor de Filosofia da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, ministrando aulas nas áreas de Filosofia da Educação e de História da Filosofia. Na UFF, encontra-se vinculado ao NUFIPE (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação). É também membro do Núcleo de Apoio do GT de Filosofia Francesa Contemporânea e do GT de Fenomenologia da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF). 

Ficha Técnica
Autor: Carlos Diógenes Côrtes Tourinho
Coordenação: Giovanni Semeraro
Páginas: 152 
Coleção: Saber-Fazer Filosofia



SABER-FAZER FILOSOFIA 2
O Pensamento Moderno - vol. 2

Com uma linguagem clara e narrativa, Giovanni Semeraro, autor e também coordenador da coleção Saber-Fazer Filosofia, consegue mostrar como as ideias e teorias filosóficas apresentadas no livro estão diretamente relacionadas com um contexto histórico e social muito dinâmico e convulsivo.



Sobre o autor: Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1985), mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma/Itália (1977), mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas/RJ (1990), doutorado sandwich em Filosofia Política na Università degli Studi di Padova (1996), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e pós-doutorado na Itália (Universidade de Urbino/Istituto Italiano per gli Studi Filosofici di Napoli 2007-2008). Atualmente, é Professor Associado DE da Universidade Federal Fluminense onde leciona Filosofia da Educação na graduação e pós-graduação. É coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia Política e Educação (NUFIPE) e pesquisador do Cnpq.

Ficha Técnica:
Autor e Coordenador: Giovanni Semeraro
Páginas: 128
Coleção: Saber-Fazer Filosofia


SABER-FAZER FILOSOFIA 3
Pensadores Contemporâneos

No século XX, a filosofia e a arte começam a questionar paradigmas consagrados de vida e de pensamento, a assumir posturas cada vez mais críticas e livres, e a promover a transição do moderno para o contemporâneo. Tendo como pano de fundo o contexto mais amplo dessas transformações, este livro apresenta as correntes de ideias e os pensadores que marcaram mais profundamente a filosofia desse século


Sobre a autora: é doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professora da Faculdade de Educação da UFF, do Programa de Pós-graduação em Ciência da Arte do Instituto de Arte e Comunicação da UFF, e coordenadora do Grupo de Pesquisa Teoria Estética Arte e Política.

Ficha Técnica:
Autora: Martha D Angelo
Coordenação: Giovanni Semeraro
Páginas: 136 
Coleção: Saber-Fazer Filosofia



MENTE, SELF E SOCIEDADE

Esta importante obra traduzida para o português foi escrita a partir do ponto de vista de Geoge Herbert Mead, largamente reconhecido como um dos pragmatistas americanos mais brilhantes e originais. A obra aborda o cerne das posições de Mead a respeito da psicologia social, além de seu interesse nuclear pela gênese do self e a natureza da mente.



Ficha Técnica:
Autor: Charles W. Morris (Org.)
Páginas: 440 
Coleção: Subjetividade Contemporânea


PARA UMA PSICOLOGIA CULTURAL DA RELIGIÃO
Princípios, Enfoques, Aplicação

O livro aborda aspectos ainda pouco analisados quando se trata do estudo da psicologia da religião e a psicologia cultural. Procura maximizar o conhecimento nessas duas áreas, colocando-o sob uma nova perspectiva, baseada em estudos teóricos e empíricos. Esse estudo revela que a cultura não deve ser entendida apenas sob um olhar, possibilitando a abertura para a construção do comportamento psicológico humano, com base na religião e na cultura dos povos.

Sobre o autor: Jacob A. Belzen é um dos mais conhecidos psicólogos da religião da Europa. Recebeu muitos prêmios e distinções internacionais. Com o doutorado em Ciências Sociais (Univ. Utrecht, Holanda), História (Univ. Livre de Amsterdam, Holanda) Filosofia (Univ. Lovaina, Bélgica) e Ciência da Religião (Åbo Akademi, Finlândia) suas inúmeras publicações se caracterizam por forte interdisciplinaridade. É Professor Titular na Universidade de Amsterdam, especializado em psicologia cultural e fundamentos de psicologia da religião. Preparou este livro enquanto Professor visitante na Universidade de Cambridge-UK.

Ficha Técnica:
Autor: Jacob A. Belzen
Páginas: 488
Coleção: Psi-Atualidades


DEUS E O ALCANCE DA RAZÃO
C. S. Lewis, David Hume e Bertrand Russel

A obra coloca em conversação três gigantes intelectuais: C. S. Lewis, David Hume e Bertrand Russell, com o intuito de esclarecer algumas das questões mais difíceis e essenciais da vida. A existência de Deus, do sofrimento, da moralidade, da razão, da felicidade, dos milagres e da fé são os tópicos a partir dos quais suas concepções são analisadas.


Sobre o Autor: Erik J. Wielenberg é professor do Departamento de Filosofia da DePauw University. É autor de Value and Virtue in a Godless Universe (2005), publicado pela Cambridge University Press.

Ficha Técnica:
Autor: Erik J. Wielenberg
Páginas: 288
Coleção: Subjetividade Contemporânea

Fonte: DGNK Assessoria de Imprensa

Leia Mais ►

Continue lendo...

Bem vindo Ano Novo: 2011
 Com mudanças, Renovações e Conquistas

Um ano promissor, com muitas mudanças, especialmente no que diz respeito ao nosso país. Temos uma inédita Presidenta no poder, crescimentos previstos para as áreas profissionais e para o setor de consumo, aumentando o acesso às classes menos favorecidas. E, ainda, queremos promover a cultura e a educação por meio da leitura e dos livros.

Além disso, o que mais importa são as atitudes para a mudança. É um momento para refletir e planejar um ano de 2011 muito melhor que o anterior, independente das conquistas pessoais ou profissionais.

Podemos criar um mundo melhor para nós e, principalmente, para todos. Precisamos de mais tolerância entre as diferenças e igualdades; amizades entre pais, filhos e amigos; cuidado para com o próximo – mesmo aquele que vive do outro lado do universo.

Precisamos criar ações sustentáveis para proteger o planeta e promover segurança às novas gerações; gerar ações conscientes sobre a responsabilidade e parcela que cada um temos para um mundo melhor; e principalmente, promover o amor e caridade, sem esperar nada em troca.

Assim, os dias do próximo ano poderão ser melhores e mais gratificantes. E o peso dos imprevistos e dores que percorrem os caminhos de todos, poderá ser aliviado com a satisfação de ajudar o próximo e ao ambiente onde vivemos.

Desejamos a todos os nossos amigos e leitores, um ano com conquistas, alegrias, e muitas coisas boas e maravilhosas! Feliz 2011 a todos!!

Abraços,

Carina e Marilu

Equipe dos sites

Aqui é Só Notícia
Os Melhores Livros Aqui
O Primeiro Capítulo & Outros Textos
Leia Mais ►

Continue lendo...

O Primeiro Capítulo & Outros textos


Incentivando a cultura e o conhecimento por meio dos livros!



Um novo espaço editorial, que completa seu primeiro mês, disponibiliza aos internautas o primeiro capítulo de livros. Nele os apaixonados pela leitura podem conhecer obras de diversos Autores e Editoras, assim como temas para promover o hábito de ler bons textos.

Neste momento o www.oprimeirocapitulo.com  já disponibiliza:

8 Caminhos para a Felicidade – Ed. Ave Maria
A Coleção Clássica em Cordel – Editora Panda Books
A Espada Turca – Editora Biruta
A Poesia de Cada Dia – Ed. Mundo Mirim (Ave Maria - infantil)
Abilolado Mundo Novo - Editora Via Lettera
Além do Planeta Silencioso – Ed. Martins Fontes
Apresentação do Blog/site para leitor
As Férias das 7 meninas – Ed. Cortez Editora – infantil
As Luas do Vindor - Editora Biruta
Atlas da Exclusão Social – Ed. Cortez Editora – adulto
Bê-a-bá do Consumidor – Ed. Cia. dos Livros
Cem Toques – Andross Editora
Coração ... É Emoção - Editora Atheneu
Diamante Negro - Editora Cia dos Livros
Doenças e Curas – Ed. Contexto
Dogmas Marianos – Ed. Ave Maria
Entre o Amor e a Vingança – Ed. Cia dos Livros
Filhos de Hurín – Ed. Martins Fontes
JR e a Maldição Murium – Ed. Cortez – infantil
Lectio Divina – Ed. Ave Maria
Manual do Frila – Ed. Contexto
MKT – Política e Sociedade – Ed. Cia. dos Livros
Nota sobre o lançamento oficial do site
Nova Terra – Ed. Isis
O Dono da Bola – Ed. Mundo Mirim (Ave Maria - infantil)
O Pacto do Desempacotamento Conjunto – Ed. Mundo Mirim (Ave Maria - infantil)
Os Intelectuais na História da infância – Ed. Cortez Editora
Os Portugueses – Ed. Contexto
Quando a Cegonha não vem – Ed. Cia dos Livros
Saca Rolhas - Repristinações Apoplecticas - Editora Caki Books

“Esperamos ampliar, significativamente, o conteúdo do ‘O Primeiro Capítulo & Outros Textos’ já nos próximos meses. A recepção por parte das Editoras tem sido bem positiva, em nossa, ainda, pequena prospecção, que busca atingir a todas as editoras brasileiras. Já para o primeiro trimestre de 2011 novos espaços para críticas, resenhas e textos de divulgação serão abertos.”, destaca a jornalista Marilu G. do Amaral, diretora do Site.

“O espaço para a divulgação editorial dos capítulos é totalmente gratuito e os internautas tem  acesso livre a eles. Somos duas jornalistas apaixonadas por livros e estamos realizando um sonho em comum.  Criamos um novo espaço editorial para a divulgação de livros e promoção da cultura e da leitura” completa Carina Gonçalves, jornalista e também diretora do ‘O Primeiro capítulo & Outros Textos’.

Expediente

O Primeiro Capítulo & Outros textos

Carina Gonçalves - Coord. de Conteúdo / Repórter —  carina@oprimeirocapitulo.com.br; carina.oprimeirocapitulo@gmail.com

Marilu Garcia do Amaral - Coord. de Conteúdo / Editora — marilu@oprimeirocapitulo.com; marilu@oprimeirocapitulo.com
Leia Mais ►

Continue lendo...

Leia Mais ►

Continue lendo...

Uma Juíza Bruxa
na Corte de Justiça

A autora deste livro, Maria Cecília Álvares Leite, é juíza,
no Tribunal do Trabalho, de Campinas, São Paulo.



Escrito em tom de humor e graça, este livro nos põe diante dos maiores problemas da aplicação do Direito em nossa atual sociedade, profundamente dilacerada pelas desigualdades e injustiças sociais.

Com grande sutileza e sugestivas imagens, a autora conduz nosso espírito pelos meandros do misterioso mundo (Palácio?) da Justiça, embalado pela angustiada juíza bruxa que se vê em dúvidas existenciais entre os conselhos dos Guardiões das Frias Letras Legais e os do Velho Juiz do Tempo e do Vento, envolto em sombras e emoções. (Alaôr Caffé Alves - Professor-associado da Faculdade de Direito da USP)

Sinopse: A autora deste livro, Maria Cecília Álvares Leite, é juíza, no Tribunal do Trabalho, de Campinas, São Paulo. Por que ela gosta do Direito e da justiça, buscou mostrar, neste livro, o cenário de sombras e mistérios, fantasmas e dores que se apresenta em todo processo que um juiz deve ler, entender e decidir. Porque há leis que solucionam o trânsito e são fáceis de seguir e porque há leis que parecem fáceis de ser lidas e díficies de ser vividas; é o enigma que o leitor é convidado a decifrar e resolver.
Ficha Técnica:
Título: Uma Juíza Bruxa na Corte de Justiça
Autora:  Maria Cecília Álvares Leite
Ilustrador: Sérgio Hayder Zurita Fernandes
Editora: Cortez Editora
Nº de páginas: 48
Preço de referência: R$ 21,00



Fonte:  Assessoria de Imprensa: MGA Comunicações
Leia Mais ►

Continue lendo...

Quem tem medo de papangu?


Pelas ruas, becos e praças, os papangus surgem na época do carnaval para assustar e, ao mesmo tempo, divertir a molecada travessa de algumas cidades do Nordeste brasileiro. Trajados de sacos e trapos, com o rosto pintado ou utilizando máscaras, portando chicotes, cornetas, penicos ou guarda-chuvas quebrados, eles são personagens típicos do folclore nordestino. O nome “Papangu”, por sua vez, vem do antigo costume de abordarem as pessoas pedindo “um prato de angu”.

Na obra Quem tem medo de papangu?, da jornalista potiguar, radicada em São Paulo, Goimar Dantas, ilustrado por Cláudia Cascarelli, com edição e publicação da Cortez Editora, a autora – neta e sobrinha de papangus – faz um resgate afetivo de suas memórias de infância. Mais precisamente de quando descobriu ser seu avô o papangu da pequena cidade de Japi, no sertão do Rio Grande do Norte.  Ao mesmo tempo, o livro traz informações sobre o surgimento, desaparecimento e posterior resgate da figura desses curiosos personagens surgidos no Recife, ainda no século XIX com intuito de organizar as procissões católicas de Cinzas e, com seu chicote estalando no ar, disciplinar a garotada que, eventualmente, estivesse atrapalhando o andamento das cerimônias religiosas.

Anos depois, os papangus foram banidos desses eventos, uma vez que muitos viam nessas figuras um quê de morte e tirania. O tempo passou e diversas cidades voltaram a dar espaço aos papangus, que reapareceram como brincantes carnavalescos, completamente dissociados das procissões. Hoje, com máscaras e vestimentas cada vez mais bonitas e elaboradas, eles existem em profusão no município pernambucano de Bezerros, onde são as principais estrelas do carnaval. Por outro lado, em cidades como Japi (RN), onde ainda vive boa parte da família materna da autora, os papangus prosseguem utilizando indumentárias e acessórios rústicos. Lá, a alegria da garotada que corre pelas ruas e praças atazanando os papangus ainda é instigada pelo improviso, pelas palhaçadas e mímicas engendradas por esses carnavalescos, que, ali, se comportam como misto de palhaço e bicho-papão, atraindo a curiosidade das crianças.

Embora a atuação resistente de alguns papangus seja símbolo da força das festas e tradições da cultura popular nordestina, é possível enxergar nestes mascarados certa sintonia com as principais características da Commédia Dell’arte, surgida na Itália em meados do século XIX. Fundamentada na arte do improviso, era também conhecida como Comédia de Improviso, Comédia de Tema ou Comédia das Máscaras – neste caso específico, marcada pela preocupação e cuidado na escolha do vestuário. A ação desses artistas influenciou de maneira profunda o processo de criação, o trabalho e a produção de profissionais da arte de todo o mundo – o que, possivelmente, teve seus reflexos na criação dos papangus brincantes.

Narrado em versos, outra típica tradição das histórias nordestinas, que têm no Cordel um de seus maiores símbolos, essa obra é uma oportunidade para que crianças de todo o Brasil conheçam um pouco mais sobre os misteriosos e divertidos papangus.

Ficha Técnica:
Título: Quem tem medo do Papangu?
Autora: Goimar Dantas
Ilustradora: Claudia Cascarelli
Editora: Cortez Editora
Nº de páginas: 32
Preço de referência: R$ 23,00

fonte: Assessoria de Imprensa MGA Comunicações
Leia Mais ►

Continue lendo...

Tia, me compra um Pastel?
E outras histórias


O novo livro “Tia, Me Compra Um Pastel? E outras Histórias” da Cortez Editora, de Fábia Terni, com ilustrações de Silvana de Menezes, apresenta divertidas histórias de grupos de crianças, nas quais os pequenos leitores poderão se identificar e se encantar com as situações vividas pelos personagens. O texto ricamente ilustrado, trás valorosas mensagens de amizade, de solidariedade e de respeito às pessoas e ao meio ambiente.

Sinopse: Um espantalho, uma menina que adora rimas, um índio que faz tudo junto aos colegas, como na tribo. Doces de castanha, futebol na areia, garotos que se defendem do calor pulando no mar. Um garoto novo na rua, uma garota que só pensa em compras, um rapaz que adora berrar com os outros, uma avó que chega, meninos e meninas famintos na feira. Em diferentes tempos e lugares – hortas na escola, praias com cajueiros, intervalos de aulas, barracas de pastéis —, três turmas de amigos descobrem a natureza, a vida e a amizade. O livro trata de grupos de crianças que, embora tenham suas diferenças, se respeitam e são amigos. Juntos, vão entendendo que no mundo há muito o que conhecer e vão vivendo a aventura do viver com acontecimentos reais, descobrindo e respeitando o meio ambiente, os seres vivos, as pessoas e nossa sociedade.

Palavra da autora:
“Cresci num jardim cor de maravilha, roxo, vermelho, de tantas azaléias que ali havia, enquanto nossa mãe costurava e contava histórias de reinos encantados com fadas e príncipes. No entanto, eu preferia subir numa figueira majestosa com meu lanchinho, segura de estar na Floresta Amazônica, de onde imaginava sinalizar para os indígenas. Licenciada em Ciências Sociais pela USP, possuo também mestrado em Biblioteconômica e Ciência da Informação, realizado nos Estados Unidos. Até que um dia fui parar numa biblioteca infantojuvenil. Aí floresceu o amor a esse tipo de literatura que pouco conhecia, pois sobrava pouco tempo para a leitura entre uma cavalgada e outra pelo amazonas. Hoje com sete livros publicados (três dos quais no catálogo da Feira de Bolonha), dois em análise e dois no computador, posso dizer que me sinto de fato uma escritora”, comenta Fábia Terni.

Ficha técnica:
Autora: Fabia Terni
Ilustrações: Silvana de Menezes
Editora: Cortez Editora
Valor de referência: R$ 26,00
Nº páginas: 104




Fonte: Assessoria de Imprensa: MGA Comunicações
Leia Mais ►

Continue lendo...

Histórias de valor



Nesta belíssima obra, “Histórias de Valor”, de Egidio Trambaiolli Neto, com ilustrações de Denise Rochael, pela Cortez Editora, além da leitura, os pequenos leitores podem entrar em contato com temas importantes para o aprendizado e convivência em comum entre todos.

O autor propõe, por meio dos personagens e de pequenas histórias, o  conhecimento de valores e atitudes que podemos aprender ainda na infância.

Entre os valores apontados para reflexão e aprendizado estão: o olhar que exercemos sobre as pessoas e os preconceitos; como lidar com situações de separação, como a morte daqueles que amamos; as ações praticadas, por meio do impulso, quando acontecem derrotas e erros; e a valorização de histórias e familiares por meio dos pequenos gestos.

Sinopse: Em uma sociedade que, ao longo dos últimos anos, vem revendo muitos de seus conceitos e valores, esta obra tem o intuito de resgatar alguns deles, que foram, de certa forma, abandonados ou depreciados, mas que consideramos essenciais na formação do ser humano.  Ao abordar temas complexos como perda, preconceito, consumismo e tolerância, em uma linguagem voltada ao público infantil, queremos fazer com que nossas crianças pensem e construam sua opinião sobre os valores que se instauraram no seio de nossas famílias com o advento do capitalismo e da globalização. Esperamos que nossos pequenos grandes leitores se divirtam com nossas histórias e que elas, de alguma forma, sirvam de norte na escolha de bons caminhos.  Uma ótima viagem pelas asas da imaginação.


Ficha Técnica:
Título: Histórias de Valor
Autora: Egidio Trambaiolli Neto
Ilustradora: Denise Rochael
Editora: Cortez Editora
Nº de páginas: 48
Preço de referência: R$ 21,00






Fonte: Assessoria de Imprensa MGA Comunicações
Leia Mais ►

Continue lendo...

Paulinho
o menino que escreveu uma nova história



Quem nunca ouviu falar de Paulo Freire? Todo educador ou quem está ligado a área o conhece. Um brasileiro, nascido em Recife, que se destacou por seu trabalho como mestre. Ele conquistou o título de educador popular por ajudar a formar novos pensadores, capazes de fazer a sua própria história.

Este foi o legado deste grande educador brasileiro, que a partir deste mês, ganha mais uma homenagem em versão infantil, completando as vastas citações bibliográficas sobre o sua obra, publicadas em todo o mundo.

Trata-se do livro Paulinho – o menino que escreveu uma nova história, de Mere Abramowicz e Silmara Rascalha Casadei, com ilustrações de Marco Antonio Godoy, lançamento da Cortez Editora.

A obra narra de maneira envolvente a trajetória deste influente educador, com lindas ilustrações e algumas célebres frases de Paulo Freire. De fácil linguagem, é indicado para crianças, adultos e educadores que desejam ampliar os seus conhecimentos na arte de educar, dentro e fora da sala de aula. Nós todos educamos e aprendemos!

“Todos nós constituímos nossa história de acordo com as heranças genéticas, as experiências pelas quais passamos no mundo em que vivemos e a nossa personalidade. Cada um possui a própria biografia”, comenta as autoras no contexto da obra.


Sinopse: Será que um menino nascido no Recife, órfão de pai aos 13 anos, poderia ler a própria história e escrevê-la de um jeito diferente? Pois foi isso o que Paulinho fez. Ao tornar-se professor, procurou ler de modo compreensivo não só os livros, mas também as questões do mundo e os olhos das pessoas, dialogando com todos para aprenderem em comunhão.  Paulo Freire olhou as dificuldades do povo oprimido e enxergou novas possibilidades, ajudando com seu trabalho a alfabetizar milhões de jovens e adultos do Brasil e de muitos lugares do mundo que não tiveram oportunidade de freqüentar uma escola.


Ficha Técnica:
Título: Paulinho – o menino que escreveu uma nova história
Autora: Mere Abramowicz e Silmara Rascalha Casadei
Ilustrador: Marco Antonio Godoy
Editora: Cortez Editora
Nº de páginas: 40
Preço de referência: R$ 25,00




Fonte: Assessoria de Imprensa MGA Comunicações
Leia Mais ►

Continue lendo...